Para esta estação - INVERNO – nada melhor que aliar o calor ao bem-estar no seu lar. Para manter a sua casa aquecida e bem decorada, as lareiras ganham destaque. Um cenário ideal para reunir amigos e familiares, permitindo conforto e momentos especiais. Além de poder ser colocada em diversos ambientes, como quartos, salas ou varandas, contribui para deixar o local mais aconchegante, quentinho e muito elegante.
Lareira à lenha
É o modelo mais tradicional e conhecido, geralmente, montado e construído em alvenaria, concreto ou em metal. Além do modelo mais conhecido, no qual a lareira é embutida nas paredes da casa, hoje em dia, há opções suspensas ou chilenas. As lareiras à lenha requerem mão de obra especializada, e é necessário a utilização de chaminé para a liberação da queima da lenha
Desvantagens: estoque de lenha para a queima e manutenção diária da limpeza das cinzas e das fuligens.
Lareira ecológica
Esse modelo dispensa o uso da lenha e utiliza álcool ou etanol para o seu funcionamento. É modelo mais versátil por ter uma potência mediana de geração de calor, ideal para espaços mais amplos, sem contar que não gera sujeira no ambiente. É rápido, prático e bonito.
Desvantagens: Prejudica a oxigenação do ambiente. Necessário ter um espaço amplo e arejado, ou seja, em cômodos pequenos pode ser prejudicial para a sua respiração.
Lareira a gás
Mais um modelo que não necessita de lenha. Existem dois tipos deste tipo de lareira, um deles utiliza pedras vulcânicas sobre os queimadores, nos quais as pedras retêm o calor sobre o equipamento. O outro modelo usa lenhas de cerâmica refratária, produzindo um ótimo rendimento térmico. Outra vantagem da lareira a gás é que ela pode ser colocada em qualquer ambiente e sobre qualquer superfície.
Desvantagens: é necessário ter canalização prévia na sua casa ou apartamento, e local de armazenamento do gás em local apropriado.
Lareira elétrica
É muito similar a um aquecedor, com um diferencial: reproduz em 3D a imagem das labaredas, proporcionando um conforto visual semelhante ao do fogo. É de fácil acionamento, para ligar esse modelo basta acionar um botão no controle remoto, sem nem sair do sofá. Não requer limpeza interna e o brilho das chamas também pode ser controlado pelo controle remoto.
Desvantagens: Custo elevado da energia consumida e o preparo da fiação com segurança.
Colaborou: Valéria Mulinari, arquiteta e consultora de vendas do Jornal Folha do Noroeste