O Carijo da Canção Gaúcha é um festival de música nativista realizado anualmente no município de Palmeira das Missões, com duração de quatro dias. O evento é reconhecido no Cone Sul como referência no gênero musical, além de integrar o calendário oficial de eventos culturais e turísticos do Estado do Rio Grande do Sul. 

Em 2020, o festival completa 35 anos de história. São 34 edições, até então, ininterruptas, para celebrar a essência do tradicionalismo gaúcho e a memória cultural que permanece tão viva. 

Assim como demais festas, eventos e feiras, a 35ª edição do Carijo, respeitando as normas da OMS em relação ao distanciamento controlado, a fim de evitar aglomerações, reformulou o seu formato e se reinventou. O que antes era movido por calor humano, presença e confraternização, hoje, se preocupa com a saúde e com o amor de cada um que faz parte desta história. 

O evento é uma realização da Prefeitura de Palmeira das Missões, com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e auxiliado pela Comissão Organizadora, bem como, conta com um suporte financeiro de empresas locais e regionais. 

Com o objetivo de incentivar a criatividade artística de compositores, intérpretes e instrumentistas, no que tange à temática tradicionalista do RS, o 35º Festival Carijo da Canção Gaúcha será ao vivo por meio das plataformas digitais do evento.

Live especial 35 anos 

A comissão Organizadora do 35º Carijo da Canção Gaúcha organizou uma super produção para os apreciadores do festival. A organização convida toda a comunidade local e regional para assistir as lives que serão realizadas hoje, 29, e amanhã, 30.

- O Carijo é a maior festa de Palmeira das Missões e o maior festival de música nativa do Estado. Toda a nossa comunidade palmeirense adotou o projeto, pois é algo que faz parte de nós a cada ano. Lamentamos o cancelamento presencial, mas compreendemos que era extremamente necessário. Estamos com uma enorme expectativa sobre as lives e confiantes, acima de tudo, principalmente, com o apoio que recebemos de toda a nossa comunidade -, frisou o secretário Delfino Suzano Junior.

A live local, que ocorre hoje, 29, será produzida na Secretaria do Parque do Carijo, para prestigiar os músicos do município, com a participação dos seguintes artistas: Gustavo Thomazi, Dorival Godoi, Fabiano Cestari, Rodrigo Gonçalves, Alana Moraes, Gabriel Leal, José Ricardo Maciel Nerling, Cristiano Sonntag, Marcelo Grethe, Luis Campos e Airton Bentevi.

Já amanhã, 30, será transmitido um show do cantor e compositor mais querido dos carijeiros, o músico Baitaca e demais artistas do Rio Grande do Sul, e contará com a apresentação de Antonio Augusto Korsack Filho e Rômulo Chaves.

- O Carijo é motivo de orgulho para todos os palmeirenses, esse patrimônio cultural do Estado se consolida cada vez mais como o maior festival de música tradicionalista do Rio Grande do Sul. É uma festa que fomenta a arte, cultura, tradição e amizade. Infelizmente, neste ano não poderemos realizar a festa como é de costume, mas estamos conscientes que agora o mais importante é zelar pela vida e a saúde de nosso povo. Mesmo assim, não deixaremos a data passar em branco e idealizamos um projeto que levará através das mídias sociais a emoção do Carijo -, destacou o prefeito, Eduardo Russomano Freire. 

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, também destaca que todas as medidas de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus serão devidamente tomadas, priorizando a segurança dos participantes e organizadores do evento. 

Preparem-se para carijar e matar a saudade do maior festival tradicionalista do Noroeste do Estado, cada um na sua casa e com segurança. 

As transmissões, em ambos os dias, terão início a partir das 20h, nos canais do Carijo: 

Facebook e YouTube: Festival Carijo da Canção Gaúcha 

Acompanhe também a live em nossas redes socias, na página do Facebook do Jornal Folha do Noroeste e Complexo Luz e Alegria.