Educação no campo

Carregando o objetivo de formar jovens agricultores, a Casa Familiar Rural (CFR) de Frederico Westphalen completou 14 anos de história no último sábado, 25 de julho. Em evento que marcou a comemoração da data, foram apresentados resultados de pesquisas realizadas com alunos já formados.

 

A diretora da escola, Elisandra Manfio Zonta, apresentou resultados da pesquisa, durante seus 14 anos de instituição, “A influência da Pedagogia da Alternância no processo emancipatório dos jovens agricultores familiares”. Em seguida, o professor Luis Pedro Hillesheim, apresentou os resultados sobre “A Contribuição da Formação por Alternância na Sucessão da Agricultura Familiar”, e mostrou dados dos alunos sobre o estudo “A experiência da Casa Familiar na Região de Frederico Westphalen”.

Com base nos resultados apontados durante a pesquisa, Elisandra falou que durante a pesquisa alguns resultados coincidiram com os Elementos Emancipatórios – O processo emancipatório do sujeito é quando ele passa a sentir-se protagonista do seu processo de formação -, “Isso vem para confirmar que a Pedagogia da Alternância está presente no crescimento e desenvolvimento da cidadania, onde muitos jovens preferem ficar vivendo no meio rural e desenvolver as técnicas na propriedade da família. Então eles estão permanecendo mais em seus lares e ficando no meio rural, poucos estão indo buscar empregos na cidade. Isso é muito gratificante e dessa forma quem ganha é a agricultura familiar cada vez mais”, destacou Elisandra.

Dados da pesquisa

Foram analisadas informações respondidas por mais de 150 alunos que se formaram na Escola

30% dos jovens buscam um estudo voltado ao meio rural

40% aprende e aplica na propriedade

62% jovens críticos e participativos

73% continuam no meio rural

78% continuam morando no campo

53% dos alunos acharam a formação do curso ótima

68% continuam com mas mesmas atividades

25% estão organizando as decisões na propriedade

20% mudaram tudo na propriedade

Renato Padilha rural@folhadonoroeste.com.br (Foto: Renato Padilha)