Réveillon: ok. Carnaval: tá aí. Férias: acabando. Volta às aulas: ih!, se você também está assim não se preocupe, trouxemos algumas opções que podem te ajudar a organizar de forma prática e criativa o “cantinho de estudos” para você ou para seus filhos.

Sabemos que todos rendem melhor quando centrados, focados. Com as crianças não é diferente. Por isso é tão importante planejar a área de estudos e delimita-la dentro dos ambientes da casa. Quanto antes você inserir esse espaço no universo da criança, mais facilmente ela vai entender que aquilo faz parte de sua rotina. Por isso, separamos, juntamente com a Imperatriz dos Móveis, alguns móveis que podem se adaptar ao seu espaço e torna-lo o cantinho ideal para se dedicar aos estudos.

Crie um local fixo de estudos

Seja no quarto ou num outro cômodo da casa, a área de estudos deve ser planejada considerando o conforto do usuário e principalmente ser um ambiente destinado à isso. Os móveis devem ser ergonômicos pois, uma pessoa que se sente bem acomodada e confortável em um ambiente, rende mais.

Além disso, é preciso criar identificação com o espaço, isso poderá tornar o ambiente mais prazeroso à prática do estudo. Pensando nisso leve elementos lúdicos se for um espaço para os seus filhos ou decore com livros e objetos inspiradores se o local for para um adulto.

A organização do espaço

Tudo começa pela escrivaninha, peça essencial, que pode ou não ter gavetas, se não tiver vale investir em um criado mudo, para organizar o material. O ideal é que se tenha pelo menos duas gavetas para guardar os materiais mais usados durante a hora de estudo, assim como os livros mais consultados.

Dependendo do espaço destinado ao “cantinho de estudo” e do quanto se quer investir pode acrescentar ainda uma mesa de trabalho e estantes. Não dá para esquecer da cadeira, ela pode trazer estilo, modernidade e sofisticação ao ambiente, sem esquecer do conforto e da ergonomia.

De forma geral, vale a pena investir num bom projeto de marcenaria contemplando bancada, prateleiras, nichos, gavetas e tudo o que vai ajudar a tornar o espaço mais organizado e ‘limpo’.

A luz

A luz natural deve ser privilegiada. Então, posicionar a bancada embaixo ou ao lado da janela é o ideal. De toda forma, a luz artificial pode suprir bem as necessidades da prática da leitura e escrita. O uso de luminárias de pé ou de mesa direcionadas na bancada resolve essa questão facilmente.