Há quem diga que Paris é uma cidade que, além de ser encantadora, é inspiradora para muitas pessoas, principalmente, por ser um dos maiores centros mundiais de arte, moda e cultura. E foi lá, na cidade europeia que, em 1924, Alberto Abrão Levy, apreciador da sétima arte, assistiu a primeira sessão do cinema falado no mundo, dos irmãos Lumiere. 

Impressionado com a novidade da época, Alberto Levy e família retornaram ao Brasil e foram convidados a conhecer a cidade de Santo Ângelo, situada na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, onde havia uma forte necessidade da inserção de um cinema para a comunidade.

Como um bom apreciador da arte, sonhador e aventureiro, Levy seguiu os seus instintos e, em 1948, inaugurou o primeiro cinema de Três Passos, em um velho casarão, tornando a maior inovação regional. E como já era de se esperar, o tão conhecido Cine Globo, se tornou um sucesso. Após alguns anos, em 1955, a família iniciou a construção de um prédio próprio e inaugurado, permanece até os dias de hoje. 

O Cine Globo é uma tradição familiar que passa de geração em geração e acumula  mais de 50 anos de existência, sendo hoje administrado pela 3ª geração da família Levy. Além da magia do cinema, o local sempre foi usado para apresentações teatrais, festivais de dança e música, gravações de DVD, palestras, formaturas e outros eventos culturais.

Atualmente, o Cine Globo Cinemas possuí filiais nas cidades de Três Passos, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cruz Alta e, em breve, estará em Ijuí. 

Cine Globo FW

A filial em Frederico Westphalen teve sua inauguração no dia 29 de agosto de 2019, contendo em sua estrutura, 184 poltronas, ambiente climatizado para inverno e verão, resolução 2K, tecnologia 3D e 2D, com sistema de som dolby surround e 7,1 canais disponíveis. 

– Na última semana comemoramos um ano de Cine Globo e, desde então, nossa filial foi e está sendo muito bem acolhida pela população frederiquense. Desde 18 de março estamos sem nossas exibições de filmes devido à pandemia da Covid-19, no entanto, buscamos nos reinventar para continuar de portas abertas e contamos com a venda e delivery de pipocas –, compartilhou o responsável pela unidade, Samuel Schuch.

Segundo Schuch, os pedidos de pipocas podem ser realizados por meio do aplicativo Delivery Much e diretamente no WhatsApp da unidade. Além disso, o Cine Globo oferece telentrega, de segunda-feira a domingo, das 14h às 21h. 

– Atualmente, nossa equipe é composta por sete colaboradores, trabalhando em forma de revezamento de escala, conforme o que preconizam as normas. Também já elaboramos planos de contingenciamento para uma possível volta muito em breve e, é claro, respeitando todos os planos de distanciamento e normas de higienização elaborados pelo Conselho Nacional de Saúde –, afirmou Schuch.

#JUNTOSPELOCINEMA

O movimento #juntospelocinema conta com mais de 200 profissionais de diferentes empresas, entre elas, estúdios, distribuidoras, exibidoras e fornecedoras do segmento, as quais estão colaborando todos os dias, nos últimos meses, para garantir que a volta dos espectadores seja feita de maneira responsável, segura e com conforto. “Estamos com saudade de vocês. Podem ter certeza de que o reencontro será do jeito que vocês mais gostam: uma experiência única e cheia de emoções. Lembrando que a última fase do #juntospelocinema iniciou ontem, 3, com a volta gradual das salas de exibições em todo o Brasil –, finalizou Samuel Schuch. 

No programa Bella Entrevista desta sexta-feira, 4, recebemos em nossos estúdios, o sócio-diretor do Cine Globo Cinemas, Levy Filho, o gerente do Cine Globo Cinemas de FW, Samuel Schuch e o produtor de audiovisual, mestre e doutor em comunicação e professor da UFSM-FW, Joel Felipe Guindani. Falamos sobre a história do cinema na arte brasileira e a importância do audiovisual. 

Confira o programa no vídeo a baixo: