Uma grande personalidade esportiva do Brasil vai palestrar nesta quinta-feira, 19, no Salão de Atos da URI-FW. Anderson Daronco, árbitro FIFA, trará o tema "Gestão sob Pressão", relatando sua experiência de como comandar nas situações de extrema dificuldade. O evento inicia às 19h e é promovido pelo curso de Administração da URI e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-FW).

Experiência

Árbitro desde 1999, Daronco nunca pegou no apito antes de realizar o curso oficial da Federação Gaúcha de Futebol. Com 37 anos, o santamariense já subiu degraus importantes na carreira, chegando à CBF em 2008 e, posteriormente, atingindo o quadro máximo da arbitragem sul-americana: A FIFA.

Os objetivos maiores da carreira de Daronco ainda estão por ser atingidos. Após 668 jogos oficiais, sendo 4 Gre-Nais, e o título de melhor árbitro do Brasil em 2015, Daronco sonha em comandar jogos a nível mundial, já que esteve cotado para ser o árbitro brasileiro da Copa na Rússia, mas acabou ficando de fora nesta edição. O principal certame apitado por Anderson foi entre Equador e Argentina.

Envolvido em poucas polêmicas, uma recente foi a expulsão por segundo cartão amarelo aplicada ao lateral do Brasil-PE, Éder Sciola, que atingiu com o joelho as costas do atacante Luan, do Grêmio, na primeira partida das finais do Gauchão deste ano. A sanção foi correta, mas gerou dúvidas por parte de alguns analistas de arbitragem. A CEAF (Comissão de arbitragem) concordou com a atitude e deu nota 9 para o árbitro, na partida.

Em relação à palestra, Anderson Daronco já visitou diversos locais do Estado levando o seu conhecimento e experiência para tomar decisões em vários. O valor do ingresso é R$15. E pode ser adquirido com os acadêmicos do curso de Administração ou na CDL-FW.

*Eduardo Krais