Além da live “Reconstruir Melhor Juntos”: o cooperativismo como indutor do desenvolvimento, com a participação do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, realizada na quinta, 1º, para marcar o Dia Mundial do Cooperativismo, celebrado neste sábado, 3, o Fórum Regional do Cooperativismo também divulgou os resultados da pesquisa realizada anualmente com as cooperativas da região de sua abrangência.

Os números mostram a solidez e a credibilidade do trabalho que são características marcantes das entidades que atuam em vários segmentos como crédito, agropecuário, eletrificação, mineração, trabalho, habitação, entre outros. No total, 20 cooperativas participaram da pesquisa: Cotrifred, Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Sicredi Raízes, Sicredi Produção, Sicoob Oestecredi, Cresol Raiz, Coopraff, Cooper Vale, Extremo Norte, Cotrepal, Vale das Cuias, Coopersalzano, Coopatrisul, Coopafs, Coagril, Cotrisal, Coperametista, Cooper A1, Cooperjab e Cooperdom.

Conforme os dados, que vêm sendo atualizados nos últimos quatro anos, as 20 cooperativas juntas tiveram uma evolução no faturamento no último ano considerado. Em 2020, o valor chegou a R$ 4,9 bilhões ante R$ 3,5 bilhões em 2019. “São números muito positivos. Por exemplo, mesmo durante a pandemia, as cooperativas continuaram expandindo, ampliando e contratando. Muito antes dos órgãos públicos se mobilizarem, foram as cooperativas que começaram a ajudar os hospitais. Para se ter uma ideia, desde março de 2020, já foram repassados, por nove cooperativas da região, 4,5 milhões para auxiliar os hospitais”, detalha a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater Regional de Frederico Westphalen, Marcia Faccin.