Ao contrário do que o governo federal sugeriu, em estender o período de férias 12 de junho e 13 de julho de 2014, em escolas e universidades durante a competição, conforme artigo 64 da Lei Geral da Copa, o Rio Grande do Sul não irá alterar o calendário escolar em função da realização da Copa do Mundo.

Em Frederico Westphalen, o decreto nº 005/2014, de 6 de janeiro de 2014, fixa normas para o calendário das escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de ensino para o ano letivo de 2014. O ano letivo inicia em 20 de fevereiro entra em recesso entre 19 a 27 de julho e encerra dia 16 de dezembro.

Conforme a secretária de Educação de Frederico Westphalen, Sidene Buzatto, não há motivos para ampliar as férias. “O decreto da presidente Dilma Rouseff em fixar praticamente um mês de férias em função da Copa prejudicaria o ano letivo, até porque os jogos serão realizados depois das 16 horas. Nós da rede municipal decidimos que cada escola irá se organizar de acordo com os jogos que quiser assistir, mas sem prejudicar as aulas”, explicou.

Os jogos da Copa do Mundo iniciam com partida da Seleção brasileira em 12 de junho, no estádio Itaquerão, em São Paulo, e prossegue até 13 de julho em 12 capitais brasileiras, entre elas, Porto Alegre.

Rede estadual

Aulas na rede estadual em 2014 começam em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto. Não haverá férias durante o período de realização da Copa do Mundo. Os dias de jogos do Brasil, quando será decretado feriado nacional, deverão ser recuperados pelas redes de ensino.

Particular

Na Escola da Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen as aulas iniciam em 19 de fevereiro. Já as férias escolares serão de 14 de julho a 4 de agosto e encerramento das aulas será dia 29 de novembro.

Colégio Auxiliadora inicia o ano letivo dia 13 de fevereiro para os alunos do maternal e 17 de fevereiro para os demais. Já o calendário para o recesso de inverno ainda não está definido, mas conforme a coordenadora pedagógica, irmã Vilma Lorenzi, o colégio seguirá as datas estipuladas pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinep), que ainda não divulgou o calendário.

Universidades

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) inicia as aulas dia 6 março, entra em recesso de 12 de julho a 11 de agosto e encerra o ano letivo dia 22 de dezembro.

Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) as aulas iniciam dia 24 de fevereiro, e o recesso será de 7 de julho a 4 de agosto e término das aulas será dia 13 de dezembro.

A Universidade Norte do Paraná (Unopar) as aulas iniciam em 17 fevereiro, o recesso entre 27 de junho a 4 de agosto e o término das aulas será em 13 de dezembro.

 

A Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, as aulas iniciam em 24 de fevereiro, param entre 12 de julho e 4 de agosto e encerram em 10 dezembro.

Ana Paula Tamiozzo