Foi realizada na última segunda-feira, 29 de setembro, em Vista Alegre a assinatura do contrato de abertura de crédito do agricultor Alceu José Piaia, para a instalação da agroindústria de derivados de cana-de-açúcar. O recurso foi disponibilizado pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), onde agricultores de cinco municípios assinaram o contrato de abertura de crédito para as instalações das agroindústrias familiar.

O agricultor Alceu José Piaia do município de Vista Alegre ressaltou que essa oportunidade, além de incentivar a criação de novas agroindústrias proporcionará a legalização da atividade. “Mesmo com a orientação e a assistência técnica em todo o processo, estou em busca de qualificação, através dos cursos que a Emater/RS-Ascar oferece. Tudo isso, com certeza, resultará no fortalecimento da minha atividade e ajudará a desenvolver a agroindústria”, declarou Piaia.

Para o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Josimar Belegante, o momento atual é de extrema importância para os agricultores familiares. “Com o resultado do trabalho realizado é possível buscar alternativas para a sua permanência no meio rural, com trabalho, renda e qualidade de vida”.

A gerente-adjunta do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Ana Claúdia Zanatta Pedob, acompanhou o ato de assinatura do contrato do agricultor Piaia no município de Vista Alegre na última segunda-feira.

Outros agricultores que assinarão contrato de abertura de crédito para a agroindústria familiar, em quatro municípios são a agricultura Eliete Schenkel Barth, de Chapada; o agricultor Maximino Rossett, de Liberato Salzano; os agricultores Raquel de Camargo Chicatte Sganzerla e Dalvino Ribeiro, de Novo Barreiro e o agricultor Gabriel uis Miotto de Frederico Westphalen.

Renato Padilha rural@folhadonoroeste.com.br