O Sistema Cresol, através do Presidente Cledir Magri realizou na última quinta-feira, 26 uma agenda com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, MAPA, para debater os efeitos da estiagem que causam enormes prejuízos para a agricultura familiar em toda a nossa região. 

No encontro virtual o tema da estiagem foi discutido no ponto de vista de seus impactos econômicos e sociais. Foram tratados vários pontos e medidas que visam atenuar os prejuízos dos agricultores familiares. 

A Cresol apresentou uma pauta com itens para discussão que passam agora por análise do Governo Federal. 

Os principais pontos discutidos da reunião foram no sentido de criar alternativas para que o agricultor atingido pela estiagem possa refinanciar a mesma cultura atingida nas mesmas áreas do plantio afetado, nos casos em que os municípios decretaram situação de emergência.  

Outro ponto importante tratado na reunião da Cresol com o MAPA foi a busca de recursos para uma linha de crédito emergencial para atender os agricultores mais prejudicados para a manutenção da propriedade e compra de alimento para os animais através da Conab. 

O Presidente da Cresol, Cledir Magri, também questionou os integrantes do Ministério da Agricultura sobre os créditos já contratados pelos agricultores e se há a possibilidade do governo prorrogar vencimentos ou ajudar de outra forma. 

Para Magri, a Cresol assume mais uma vez o papel de protagonista das negociações com o Ministério da Agricultura para a criação de programas que ajudem a recuperar a economia das propriedades da região severamente atingidas pela estiagem. 

- A Cresol não é uma cooperativa de discurso, mas sim de ação. Por isso tivemos esta agenda exclusiva com o MAPA para tratar destas questões que atingem o agricultor. Não vamos descansar enquanto as soluções não forem apresentadas, pois o agricultor conta com a Cresol e nós queremos continuar representando esta classe tão importante, finalizou Magri. 

Outra sugestão da Cresol que o Governo estuda é como viabilizar a criação de estruturas para armazenamento de água das chuvas para serem usadas em período de seca, com uma linha crédito em condições especiais. 

*Ascom Cresol