Em reunião extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), nessa quarta-feira, 7, foi aprovada a alteração do Calendário Acadêmico da UFSM. Com as mudanças, as aulas do primeiro semestre de 2021 devem começar em 18 de maio.

Conforme o calendário anterior, o primeiro semestre letivo começaria em 12 de abril. No entanto, ao considerar o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é definido pelo Ministério da Educação (MEC), haveria um grande lapso temporal entre o início das aulas para veteranos e calouros. Essa situação motivou a alteração aprovada pelo CEPE.

De acordo com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, “havia um entendimento inicial de que poderíamos começar o semestre letivo de acordo com o calendário aprovado anteriormente, mas em função da dilatação dos prazos do Sisu, se mantivéssemos o que estava aprovado, haveria um descompasso grande que poderia suscitar intranquilidade e insegurança entre nossos estudantes. Precisamos continuar agindo com parcimônia, cuidado e responsabilidade na condução desses processos”, destacou.

Datas importantes

Início do primeiro semestre de 2021: 18/05

Término do primeiro semestre de 2021: 04/09

O novo Calendário Acadêmico em REDE de 2021/01 será disponibilizado posteriormente de forma completa pela Pró-Reitoria de Graduação. O pró-reitor de graduação, Jerônimo Tybusch, salienta, no entanto, que “o novo calendário está com os mesmos eventos do calendário anterior, apenas com a alteração de datas, pensado para o futuro.”

Lembrando que em virtude da pandemia de Covid-19, as atividades acadêmicas presenciais seguem suspensas. Situações específicas de estágios e disciplinas práticas devem ser discutidas com as coordenações de cada curso, como já citado anteriormente.

* Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor