Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, no dia 27 de setembro, se comemora o Dia Mundial do Turismo, definido pela Organização Mundial do Turismo desde 1980. Além do Dia Mundial, no Brasil, a data comemorativa do Dia Nacional do Turismo é lembrada no dia 2 de março. 

Segundo a OMT, “o conceito de turismo pauta-se no processo de deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, por convenção, de não mais do que um ano. O turismo é uma atividade econômica ligada ao setor terciário da economia, área que abrange o comércio e os serviços, sendo uma prática que costuma estar diretamente associada ao lazer”. 

Entre 2005 a 2013 foi realizado um levantamento pela OMT, que constatou um crescimento anual médio de 3,8% neste setor. As estimativas de 2020 até 2030 eram positivas, com o aumento crescente ao longo dos últimos anos, no entanto, com o impacto do coronavírus, o turismo foi o primeiro setor a ser afetado e, com isso, foi necessário que as agências realizassem algumas adaptações para se manter ativas no mercado. 

A Universo do Turismo está no mercado de Frederico Westphalen desde 2001 e a CVC desde 2019, unificadas pelos sócios-proprietários, Ilza Sonego Borella e Rogério Ricardo Azevedo. Têm como princípio de seus valores, trabalhar para que os clientes desfrutem da satisfação em viajar com plenitude. 

- O turismo tem um impacto muito grande no setor da economia e da sociedade e, além de propiciar oportunidades de emprego e renda, promove a inclusão social para todos. Com o início da pandemia, fomos o primeiro setor a ser afetado e seremos um dos últimos a retornarmos. Com isso, tivemos que fazer algumas adaptações para nos mantermos no mercado, ou seja, estamos seguindo todos os protocolos de segurança exigidos, além de constantes treinamentos para melhor orientar nossos clientes em relação ao destino procurado -, frisou a agente de viagens da Universo do Turismo, Fernanda Maria Bernardi. 

O Rio Grande do Sul, bem como os demais estados do Brasil, possui inúmeros potenciais para o setor do turismo, como por exemplo, a Serra Gaúcha, que conquistou o coração do brasileiro, ainda mais, com a diminuição de viagens internacionais. Onde for, é necessário e importante elaborar projetos ligados à cultura, música, gastronomia, teatro e entre outras ofertas, a fim de possibilitar novas experiências com o turismo local e a nível nacional. 

- Mesmo com a mudança ocasionada pela pandemia, a procura está ocorrendo de forma gradativa, comparada do que seria em tempos normais, ou seja, já existe a compra de pacotes e viagens já estão sendo realizadas com toda a segurança exigida e cumprindo os protocolos. Estamos em um momento de aproveitar o mercado interno ou melhor, de conhecer o nosso país. Em 2020 esperamos que continue esse crescimento gradual, já para 2021, mesmo não sabendo ao certo quando teremos uma vacina, estamos com uma expectativa muito positiva para a retomada do nosso turismo -, completou a agente de viagens. 

Promovendo benefícios aos turistas e à comunidade local, a Universo do Turismo e a CVC estão positivas quanto ao retorno gradual do turismo, uma atividade tão importante e que merece o nosso reconhecimento, tanto no Dia Mundial, como em todos os dias, por possibilitar a tantas pessoas, o prazer de uma boa viagem.