Os vereadores que compõem a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen visitaram, por meio do Projeto Diálogos, duas das 15 agroindústrias do município, Laticínios Eduvavi e Camargo Uvas e Vinhos. O objetivo foi conhecer a estrutura, os produtos e as demandas.

– Em uma sociedade com tantos industrializados, poder adquirir produtos que a gente sabe a procedência tem sido uma opção de muitas pessoas e, em Frederico, há inúmeras agroindústrias que, além de produtos de qualidade, geram emprego e renda e merecem um olhar e atenção especial da gestão pública –, disse o presidente do Legislativo, Jorge Alan Souza.

Durante as visitas, ambas as empresas solicitaram auxilio público para ampliação da oferta de produtos, bem como o estudo da viabilidade da aquisição de equipamentos por meio de comodato, ou algum incentivo para aquisição, uma vez que possuem um valor agregado considerável e dificultariam a aquisição pelas indústrias que são de pequeno porte. “Com um equipamento maior poderíamos dobrar a produção, gerando mais renda que retorna para o município”, disse Sandra Belle, sócia-proprietária da Eduvavi.

Na Camargo Uvas e Vinhos, empresa que também está investindo no turismo rural, aproveitando as potencialidades da propriedade, a necessidade é de investimentos no acesso e auxilio na divulgação para este setor. Na indústria, a família busca a aquisição de equipamento que separa os grãos da uva, para dar agilidade no processo de produção dos sucos e vinho.

*Com informações da Ascom Câmara