O balanço é um item de decoração não muito explorado, mas ele ocupa muitas mentes e corações por aí, principalmente, por remeter à infância e aos bons momentos. Com as casas e apartamentos cada vez menores, pode-se pensar que esse item de grande diversão ficou obsoleto. Mas não! Além de ser super divertido, ocupa pouco espaço e é um excelente objeto decorativo, independente do tamanho da sua casa ou quintal. Além de tudo, ele pode ser utilizado nas salas, quartos, sacadas, e escritórios. As opções são muitas, basta usar a criatividade. 

Mas para despertar a sua imaginação, separamos algumas dicas de como usar o balanço como um item funcional e decorativo. É importante lembrar que não existe um tipo de material definido para ser utilizado em cada ambiente, tudo é uma questão de gostos, estilos e é claro, o custo. Existem variações de valores, do mais sofisticado ao mais simples, cada um com a sua beleza. 

Os estilos mais tradicionais são montados com bambu, pneus, madeiras, pallets, acrílico, estofados e com materiais ecológicos.

Balanço na decoração da sala

A sala é um cômodo que recebe muito bem o balanço. Além de ser um charme a mais para o ambiente, é um elemento coringa na hora que a casa está cheia, fornecendo mais um assento.

Balanços em escritórios

Escritórios são uma ótima aposta! Investir em uma decoração mais cool ou em espaços específicos para o relaxamento do profissional. Além de ser utilizado para balançar, também fica muito bonito para comportar livros e servir de prateleira. Até mesmo numa biblioteca, o balanço cai super bem. Você pega seu livro preferido, senta e se perde nas histórias. Tem coisa melhor?

Balanço no quarto

Quartos também são ambientes que ficam ainda mais aconchegantes com o uso do balanço. E, se você tiver espaço, dá para usar e abusar desse item! Vale colocar no quarto do casal, de adolescente, das crianças e até no quarto de hóspedes. Sua visita vai se encantar com a irreverência e bom gosto, com certeza.

Balanço na varanda ou sacada

As varandas e sacadas podem acomodar balanços maiores, como aqueles de dois (ou mais) lugares. A dica é sempre saber se ele vai ser inicialmente utilizado com a função de balanço ou não, neste caso, veja a melhor forma de dar uma utilização a ele.

Balanços em jardins

Quanto maior seu jardim, mais opções de balanços, e aqui entram as redes também! O ideal é que nesse ambiente, ele seja usado para a função de balanço mesmo. Aposte em materiais mais rústicos, como madeira, juta, corda e pallets. Também é possível usar o balanço em jardim de inverno. Você pode apoiar pequenos vasinhos sobre o assento e criar um ambiente harmônico e delicado.

Faça você mesmo!

Você irá precisar dos seguintes itens: corda, tábua, pneu ou tronco. Já para fixa-los, compre dois ganchos de metal para ambientes internos. Já no quintal da sua casa, pendure-o na árvore e se divirta!

Colaborou: Valéria Mulinari, arquiteta e colaboradora do Jornal Folha do Noroeste