Em dez Estados do país e no Distrito Federal, o próximo fim de semana será mais longo! É que termina à zero hora de domingo, 18, o horário de verão. Com isso, os moradores vão ter que atrasar os relógios em uma hora, fazendo com que o sábado ganhe uma hora a mais. Os "ponteiros" voltam a ficar sincronizados com as demais regiões do país que seguem o fuso horário de Brasília.

Em vigência desde o dia 15 de outubro, a mudança é uma determinação federal feita para economizar energia. Com ela, o Ministério de Minas e Energia reduz o consumo em boa parte do território nacional nos horários de pico, evitando o uso de usinas térmicas. Em 2016, o horário de verão resultou uma economia de R$ 162 milhões aos cofres públicos.

Próximo horário de verão

O horário de verão vai passar por alterações em 2018. Um decreto assinado pelo presidente Michel Temer diminuiu a duração em duas semanas já a partir deste ano. Assim, ao invés de começar na terceira semana de outubro, o período vai começar no primeiro domingo de novembro, dia 4. A mudança foi feita para impedir que a diferença de horários no Brasil afete o segundo turno das eleições, que acontece no último fim de semana de outubro.