Lajeado, terra da 1ª prenda do Estado de 2018, Jéssica Tais Herrera, recebe nos dias 16, 17 e 18 de maio a 49ª Ciranda Cultural de Prendas e a região estará, mais uma vez representada no concurso que escolhe as prendas do Rio Grande do Sul nas categorias mirim, juvenil e adulto.

Dos municípios de abrangência do jornal Folha do Noroeste, que compõem três Regiões Tradicionalistas 17ª, 20ª e 28ª. Apenas municípios da 28ª terão concorrentes, Palmitinho com Andressa de Souza Rosa do CTG Estância dos Carreteiros, na categoria Adulta e Iraí, com a Ana Martina Wolmer do Minuano CTG na categoria Juvenil.

De acordo com a Daiane Tomazzi, diretora cultural da 28ª RT, a região incentiva e dá suporte para que as prendas participem do concurso. “Contamos sempre com o apoio da família das entidades que elas representam e por vezes até da administração publica com os recursos. Como região demos suporte com material de estudo, revisão de conteúdo, danças, provas artísticas e culturais, confecção do vestido, tudo o que está a nosso alcance para que elas possam oferecer seu melhor no palco da ciranda”, disse.

Para 2019 são 49 prendas inscritas, das mais diversas regiões do Estado, 30 no total. Que participarão de provas escrita, oral, artística e mostra folclórica. São aguardadas aproximadamente 4 mil pessoas para o evento, que terá os locais para as atividades, provas e bailes o CTG Tropilha Farrapa, a Univates e o Clube Tiro e Caça.

Daiane enfatiza ainda, que este é o quinto ano consecutivo que a região participa do concurso e mais recentemente tivemos Giovana Pertuzatti Rosatto como 1ª prenda juvenil do RS em 2016 e Gabriela Cavasin 2ª prenda mirim em 2017. “Obviamente que o foco é o título, mas o aprendizado e a evolução de cada uma delas é o mais gratificante. Além de poder mostrar para todo o Rio Grande do Sul um pouco da nossa cultura, da nossa história local”, salientou a diretora.

O resultado das provas e consequentemente o prendado do ano de 2019, 1ª, 2ª e 3ª prendas mirim, juvenil e adulta será apresentado durante fandango com o Grupo Alma Crioula, no Clube Tiro e Caça (CTC), na noite de 18 de maio.