Está oficialmente nomeada a nova diretoria do Instituto Riograndense do Arroz. As admissões do presidente e dos diretores, assim como as respectivas exonerações dos substituídos constam no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30).

Ivan Saraiva Bonetti foi confirmado como novo presidente da autarquia, que está com o cargo vago deste o final de setembro, com o desligamento de Guinter Frantz. Agrônomo, Bonetti vinha exercendo a função de diretor de política agrícola da Secretaria Estadual da Agricultura. 

Ricardo Kroeff assumirá a Diretoria Técnica, no lugar do colega agrônomo e também servidor de carreira Ivo Mello. Já pela Diretoria Comercial responderá o produtor rural e advogado João Batista Gomes, ex-presidente do Sindicato Rural de Osório e da Cooperativa Arrozeira Palmares.   

A novidade na relação dos nomes que vinham sendo falados é o de Eduardo Milani, que vai assumir a Diretoria Administrativa, até então respondida por João Alberto Antônio. Milani é de Frederico Westphalen e concorreu pelo Progressitas ao cargo de prefeito do município nas eleições de outubro. Ele foi também chefe de Gabinete da deputada estadual Silvana Covatti. Não há informações sobre a data da posse da nova diretoria.

Sobre o Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é uma entidade pública, como autarquia administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, subordinada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, mas com independência administrativa, financeira e orçamentária. Sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola do Rio Grande do Sul por meio da geração e da difusão de conhecimentos, de informações e de tecnologias, bem como propor políticas de interesse setorial e do consumidor.

O Irga também possui uma Estação Experimental do Arroz na cidade de Cachoeirinha (RS), seis Coordenadorias Regionais e Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) em outros 41 municípios gaúchos. Mantém ainda campos experimentais regionais em Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Cachoeira do Sul (junto à Barragem do Capané), Palmares do Sul (na Granja Vargas), Camaquã e Torres. 

*Com informações do Conexão Rural e Irga