Com o apoio da Secretaria de Agricultura de FW e instituições parceiras, a Emater realizou na tarde desta quarta-feira, 10, o Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite. A programação foi na propriedade da família Londero, na linha Milani, interior de Frederico Westphalen. 

A programação iniciou às 13h e foi dividida em quatro estações. Em cada uma delas, temas diferentes como cuidados com a pastagem, manejo do solo, uso de forrageiras e qualidade do leite. A Emater acompanha mensalmente 35 propriedades com a produção de leite e gradativamente o volume do produto vem aumentando.

"A gente faz um rodízio e busca com isso destacar e valorizar o trabalho dos agricultores. Hoje a propriedade escolhida foi a da família Londero. Atualmente eles estão com uma média de produção superior a 21 litros por vaca ao dia. Nós chegamos aqui em 2016 e a média era 80 mil litros de leite ao ano. No ano passado já conseguimos 150 mil litros de leite ao ano. Isso mostra o comprometimento e a evolução da propriedade", destacou o engenheiro agrônomo da Emater, Jeferson Vidal Figueiredo.

Frederico Westphalen tem 281 produtores de leite. No ano passado, segundo a Emater, foram produzidos 16 milhões de litros do produto.