Os 42 municípios, que compreendem o escritório regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, realizaram inúmeras atividades com o público do meio rural na quarta-feira, 28, pelo Dia do Desafio. A iniciativa é uma campanha coordenada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com o objetivo de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde. O Dia do Desafio acontece anualmente, na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

A Emater/RS-Ascar reuniu as famílias do meio rural, grupos de mulheres, indígenas e outros beneficiários para realizarem atividades coletivas em cada município. Em Três Palmeiras, a equipe da Emater/RS-Ascar juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena Fag-Ror, desenvolveram atividades com alunos da escola e o público indígena beneficiário do Programa Brasil Sem Miséria. As ações do Dia do Desafio aconteceram na comunidade indígena da Linha Caneleira.

De acordo com a gerente-adjunta do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Ana Cláudia Zanatta Pedon, a participação no Dia do Desafio serviu para sensibilizar sobre a importância da atividade física, fazendo com que essa prática se torne um hábito na vida das pessoas. “A Emater, através de suas ações educativas em saúde no meio rural, incentiva o seu público a ter uma vida mais saudável e com qualidade”. Nos municípios que abrangem as regiões do Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea mais de 2,5 mil pessoas do meio rural foram mobilizadas e participaram de atividades pelo Dia do Desafio.