Após escrutínio realizado na manhã da sexta-feira, 7 de agosto, a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Frederico Westphalen divulgou os nomes dos dez finalistas do prêmio Empresário do Ano 2014.

Entre mais de 400 empresas, eles foram os mais votados pelos associados da entidade, levando em consideração características como espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, senso de justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social.

Nos últimos cinco anos, foram premiados os empresários Nelci Afonso Bakof, Darci Mariotti (in memoriam), Leonir Balestreri, Flávio Ramos e Benoni Sponchiado.

Neste ano, o Troféu Catedral será entregue no Clube Recreativo e Cultural Harmonia, na noite de 22 de agosto. Na ocasião, a Prefeitura de Frederico Westphalen irá homenagear 60 empresas destaques nos setores do Comércio, Indústria e Prestação de Serviços. Com o objetivo de reconhecer a importância de pequenas e médias empresas, a certificação incluirá as Empresas Optantes pelo Simples Nacional. 

A presidente da ACI, Simônia Gonçalves de Oliveira, destacou que o prêmio é o maior reconhecimento para a classe empresarial do município. “A gente sente que os empresários têm satisfação em participar, porque é um estímulo ao seu trabalho, ao empreendedorismo, a tudo aquilo que os empresários enfrentam para levar adiante seu comércio, sua indústria, para fomentar a economia da nossa região”, comentou.

Nesta edição, conversamos com cinco dos dez finalistas, que comentam sobre o prêmio e por que merecem a distinção. Na próxima sexta-feira, 21, os outros cinco finalistas serão entrevistados.

 

Acredito que o mérito de estar entre os finalistas ou ganhar o prêmio seja pelo que a gente faz pelo município e pela parte social. Temos mais de 20 funcionários na empresa, que abrimos em 1990. Recebi a notícia de que meu nome estava entre os finalistas com alegria e satisfação. Nesse momento, vemos que somos reconhecidos e valorizados entre a classe empresarial. Além da sede, em Frederico Westphalen, temos filiais nas cidades de Cruz Alta, Carazinho e Alegrete, e pretendemos expandir mais.

Airton José Gutkoski - Empresa Ferragens Barril

 

São vários fatores. Tem o fator pessoal, como empresário, das atitudes tomadas, pela postura. Uma vez que um nome é lembrado pelos demais empresários, significa que a tua empresa, os produtos e soluções estão sendo bem vistos pela comunidade empresarial. E, logicamente, a participação social do empresário e da empresa também são muito importantes, como em clubes de serviços e outras entidades. Além de representar uma lembrança, a indicação nos conforta em saber que as ações adotadas na empresa estão surtindo efeito positivo.

Alex Bakof - Empresa Bakof Tec Indústria e Comércio

 

O empresário Édio Antônio Salton disse que recebeu com surpresa a notícia de que estava entre os dez finalistas. “Para mim é uma honra estar entre eles”, disse Salton.

Para ele, um empresário de sucesso precisa trabalhar de forma honesta e transparente, colocando a humildade em primeiro lugar. Édio ainda destacou que o prêmio serve para incentivar novos empreendedores e também para que os premiados e os indicados sirvam de inspiração para que os jovens continuem a lutar cada vez mais para serem empresários de sucesso.

Édio Antônio Salton - CFC Frederico Westphalen

 

Estar entre os dez empresários, para mim, já é um prêmio, pois indica o que nós, da ED Móveis, estamos mostrando através do nosso trabalho e do nosso produto como um todo. Estamos cada vez mais envolvidos e motivados em aumentar a qualidade, a satisfação e a realização dos projetos e dos sonhos de nossos clientes, que confiam em nossa marcenaria. No ano que vem completamos 20 anos de fundação. A ED Móveis - Marcenaria em alto estilo só tem a agradecer.

Evandro Dall’Agnol - Empresa ED Móveis 

 

Acredito que mereço pelo investimento em nosso município e na região, e por ter trazido essa novidade, que é uma indústria de embalagens, com o atacado. Vamos expandir e trabalhar direcionados ao meio ambiente, com a coleta e reciclagem e, para isso, a gente vai trabalhar junto com toda a comunidade. Estamos focando em grandes projetos em nível de Estado, firmando grandes parcerias com empresas de fora para trazer produtos. Acredito que essa inovação que buscamos trazer é para a nossa sociedade e para o crescimento regional.

Gilmar da Rosa - Rosa Sul Atacado

 

Ingressos para o evento

Os ingressos para participar do evento estão sendo vendidos a R$ 50. Eles podem ser adquiridos na sede da ACI ou solicitados por meio do telefone (55) 3744-4244.

O cardápio do jantar ficará a cargo do Bistro Eventos. A noite será animada pelo cantor nativista Daniel Torres.

Cristiane Luza