A Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen está sob nova chefia. O representante do PT no Legislativo frederiquense, Ricardo Denti Junior, começou a trabalhar na quinta-feira, 2, e já está movimentando a casa do povo.

Em entrevista exclusiva ao Folha, Denti revelou quais serão suas primeiras ações como presidente da Câmara, citou a importância da participação da juventude no processo político e apontou que, para encontrar um time vencedor em uma Administração Municipal, é necessário fazer substituições, e garantiu que a Expofred será uma oportunidade extremamente importante para alavancar o crescimento de Frederico Westphalen.

 

Como foi a experiência no seu primeiro ano como vereador?

Ricardo Denti Junior – Colocar-se a disposição da comunidade e encarar o processo eleitoral não é fácil. Passadas as eleições, vesti a camiseta do “querer aprender”. Com humildade e dedicação busco superar minhas deficiências. Concluí meu primeiro ano no Poder Legislativo com segurança e a consciência de que tive apenas um bom começo. Costumo dizer que não sou vereador, mas que estou vereador. Digo isso porque estou de passagem pela função. Futuramente, serei substituído nessa responsabilidade e por isso quero orgulhar a comunidade que represento através do meu trabalho e do meu esforço.

 

Como presidente do Legislativo, quais são seus objetivos?

Denti – O presidente é o representante legal da Câmara nas suas relações externas, cabendo-lhe as funções administrativas e diretivas de todas as atividades internas. Além de coordenar as atividades respeitando o Regimento Interno e seguir o trabalho de fiscalizar o Poder Executivo. Pretendo dar sequência ao processo de aproximação entre a Casa Legislativa e a comunidade. Tenho orgulho dos meus colegas vereadores e sei que eles não hesitarão em me ajudar.

 

Como um jovem vereador, como você analisa a participação da juventude na política?

Denti – Se quisermos ser ouvidos e respeitados, precisamos fazer por merecer. A participação dos jovens no debate político é imprescindível. Platão já disse: “Não há nada de errado com quem não gosta de política, simplesmente serão governados pelos que gostam”. A juventude precisa ser protagonista para propor alternativas e ajudar na construção de Frederico Westphalen e de uma região melhor. Por isso meu recado para os jovens é: “eu preciso da ajuda de vocês”.

 

2014 será um ano de ebulição no Brasil, com eleições e Copa do Mundo. Qual a sua avaliação para o ano que será um dos mais importantes da história do país?

Denti – Impulsionado pela Copa do Mundo e pelo processo eleitoral, 2014 será um ano muito marcante. Mais importante do que os acontecimentos mencionados é o fato de no corrente ano ser comemorado o Ano Internacional da Agricultura Familiar. No âmbito municipal, a Expofred será uma grande oportunidade para, além de valorizar o comércio e as empresas frederiquenses, fomentar o setor primário do nosso município. Na nossa região predominam as pequenas propriedades agrícolas e elas precisam do amparo de toda a sociedade.

 

Qual medida imediata o senhor adotaria se fosse chefe do Executivo?

Denti – A primeira atitude que o chefe do Executivo deve ter é, além de se inteirar o máximo possível dos números e da real situação do município, é montar uma boa equipe de trabalho. Como se fosse uma equipe de futebol. Depois de escolhidos os titulares, os maus jogadores precisam ser substituídos no decorrer da partida para que a vitória seja alcançada. É dever do chefe do Executivo cobrar eficiência e eficácia da sua equipe.

 

Qual é o principal ponto negativo e o positivo na política brasileira, na sua visão diferenciada de jovem político?

Denti – Pessoas boas e pessoas ruins têm em todos os partidos políticos, assim como têm em todos os setores da sociedade. Mas acredito que o principal ponto negativo seja a omissão política de muitas pessoas. Precisamos incentivar, convidar e ajudar na formação de novos líderes, e que estes participem da política já que a grande maioria das decisões passam por ela. Um fato positivo é que hoje a informação se dissemina de maneira muito rápida. Se aprendermos a filtrá-la, pode nos proporcionar um grande avanço no debate político. Ideias, sugestões e iniciativas tendem a ser cada vez mais pulverizadas com a ajuda dos meios de comunicação e da internet. Precisamos aprender a seguir os bons exemplos e descartar o que deu errado. Isso já é inovar.

 

Quais as perspectivas para Frederico Westphalen para 2014?

Denti – Assumir o cargo mais importante do Poder Legislativo não me assusta. Pelo contrário, me estimula a buscar as respostas para as perguntas dos frederiquenses. Meus valores morais, religiosos e familiares, assim como a confiança recebida pela comunidade e pelos colegas vereadores, me deixa seguro de que posso fazer um bom trabalho. O corrente ano abrigará um dos principais acontecimentos do nosso município. A Expofred exigirá um planejamento minucioso e estratégico. Dar atenção aos detalhes sem se descuidar dos objetivos a que ela se propõe não é uma tarefa simples. Por isso convoco toda a comunidade para que, através de um grande esforço coletivo, possamos realizar um evento à altura da nossa hospitalidade. Sintam-se convocados, também, para participar e ajudar no andamento das atividades na Casa Legislativa. Nós, vereadores, precisamos da ajuda de todos.

 

O senhor já está se preparando para concorrer a prefeito nas eleições de 2016?

 

Denti – Já me perguntaram se eu irei concorrer a deputado estadual. E eu respondi que no momento meu compromisso é com a comunidade frederiquense. Assim, respondo que, como um soldado, estarei à disposição do partido para encarar as batalhas que surgirem. Batalhas feitas com grandeza e respeito, concentrando o debate no campo das ideias e das propostas. O Partido dos Trabalhadores de Frederico Westphalen está cada vez mais organizado e unido. Também temos muitos nomes com potencial, carisma e identidade ideológica para encarar uma possível candidatura na majoritária. Seguiremos a passos curtos, porém firmes. O Partido dos Trabalhadores, através de suas lideranças e de seus representantes dos governos estadual e federal, trabalha para construir uma cidade cada vez melhor e uma região cada vez mais competitiva. Tivemos muitos avanços nos últimos anos. O povo quer mais? Saibam que eu também quero.