Agentes de saúde e de combate a endemias de Rodeio Bonito realizaram no dia 8 de janeiro um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Coordenados pela responsável do setor de endemias do município, Letícia, o grupo percorreu locais próximos aos casos diagnosticados positivos no município, com autorização dos moradores.
A ação visou eliminar os focos de água parada e orientação às pessoas quanto aos sintomas e cuidados e principalmente pedir que seja usado repelente nesse momento.
Agradecemos a equipe pelo empenho, neste sábado de manhã. “Precisamos que cada um revise sua casa e elimine qualquer foco de água parada que possa se tornar um criadouro de mosquito. Juntos contra a dengue”, destaca a prefeitura rodeiense.
Principais sintomas de dengue
Febre acima de 38°C
Manchas avermelhadas na pele
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Dor no corpo
Ações para eliminar criadouros
Elimine todos os possíveis criadores de mosquito de sua casa e arredores
Feche caixas de água
Seque as lonas
Recolha os lixos
Lave bebedouros de animais
Tire os pratos das plantas
Mantenha viradas as garrafas, baldes e potes.
Use repelente
Atenção
Não se automedicar, pois tem medicamentos que pioram o quadro da doença como o ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios. A gestão púbica está tomando medidas para eliminar focos em locais públicos, mas é preciso que cada um faça a sua parte. A Dengue é de fácil transmissão, possui sintomas fortes e pode levar à morte.