Agentes de saúde e de combate a endemias de Rodeio Bonito realizaram no dia 8 de janeiro um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Coordenados pela responsável do setor de endemias do município, Letícia, o grupo percorreu locais próximos aos casos diagnosticados positivos no município, com autorização dos moradores.

A ação visou eliminar os focos de água parada e orientação às pessoas quanto aos sintomas e cuidados e principalmente pedir que seja usado repelente nesse momento.

Agradecemos a equipe pelo empenho, neste sábado de manhã. “Precisamos que cada um revise sua casa e elimine qualquer foco de água parada que possa se tornar um criadouro de mosquito. Juntos contra a dengue”, destaca a prefeitura rodeiense.

Principais sintomas de dengue

Febre acima de 38°C

Manchas avermelhadas na pele

Dor de cabeça

Dor atrás dos olhos

Dor no corpo

 

Ações para eliminar criadouros

Elimine todos os possíveis criadores de mosquito de sua casa e arredores

Feche caixas de água

Seque as lonas

Recolha os lixos

Lave bebedouros de animais

Tire os pratos das plantas

Mantenha viradas as garrafas, baldes e potes.

Use repelente

 

Atenção

Não se automedicar, pois tem medicamentos que pioram o quadro da doença como o ácido acetilsalicílico e outros anti-inflamatórios. A gestão púbica está tomando medidas para eliminar focos em locais públicos, mas é preciso que cada um faça a sua parte. A Dengue é de fácil transmissão, possui sintomas fortes e pode levar à morte.