A comemoração ao Dia da Criança foi instituída no Brasil em 1924 e desde lá, esta data é celebrada no dia 12 de outubro. A data que carrega um intuito tão importante tem como princípio, presentear os pequenos que nos cercam e também valorizar o significado do que realmente representa o ser criança.

Em alusão a este dia e a fim de proporcionar infinitos sorrisos e afetos, professoras da Escola Cardeal Roncalli, em especial, do Pré A e B, organizaram o Drive Thru da Saudade. A ação foi planejada e organizada pelas professoras Aline da Silva Mazzonetto, Marilene Pavan, Elisandra Michelon, Vanir Degregori e Vera Bonatto, as quais tinham como desejo principal, matar a saudade de ver os seus pequenos, após longos meses sem aulas presenciais.  

- Quando tive a ideia, coloquei no nosso grupo de professoras e logo todas aceitaram, temos um grupo muito unido e sabíamos que ia dar trabalho, mas que no final, tudo valeria à pena para ver os rostinhos das nossas crianças. Enviamos um vídeo a eles falando da surpresa, e logo vieram as respostas ansiosas pelo dia. Foi muito emocionante ver a reação deles, quando nos enxergavam, pois já nos chamavam de dentro do carro e quando chegavam perto, os olhinhos com lágrimas faziam o nosso coração ficar apertado. A vontade de abraçar era muito grande e eu me sinto realizada por ser a professora deles e viver momentos assim -, contou  a professora Aline.
Segundo o grupo de educadoras, todos os meses, pais e mães buscam as atividades na escola para seus filhos. Além dos vídeos gravados, as professoras montaram um convite especial convidando para a ação que presenteou tanto as crianças, quanto os pais e mães. 

- A ação foi muito significativa e, com certeza, inesquecível. Com todo esse tempo sem aula presencial, os sentimentos ficam à flor da pele.  A pré-escola é marcada pelo vínculo, a socialização e o afeto, justamente o que a pandemia tirou de nossas crianças. Remotamente isso foi mantido, mas ver as professoras no portão da escola, com balões, cartazes e mimos foi uma verdadeira festa e um grande presente para nossa filha. Essa iniciativa demonstra o cuidado, o amor e a preocupação em marcar os corações de nossos filhos e a elas, dedicamos nosso carinho, reconhecimento e gratidão. Amamos a experiência e agradecemos por ter profissionais tão dedicadas à educação que fazem a diferença -, afirmou a mãe da aluna Alice, Andreia Janice Piovesan.

A Escola Cardeal Roncalli, dirigida pelo professor Jovani Ballen, possui seis turmas de pré-escola A e B, totalizando 140 alunos com idades de 4 a 5 anos. 

- Foi uma ação inovadora na escola que, todos os anos, tem intensa programação para a semana das crianças e, neste ano, mesmo com as aulas remotas, permitiu um momento especial entre alunos e professoras. As crianças estão sentindo muito a falta da escola, saudade dos colegas e do carinho das dedicadas educadoras. Por isso, esse momento de troca de afeto foi de muito valor sentimental para os pequenos que possuem apego e apreço pela "profe", como amam chamá-la. Elas planejaram e organizaram todo evento com grande carinho dedicando seu tempo com amor aos nossos filhos porque acreditam no potencial deles e na importância do seu trabalho como educadores e formadoras de pessoas com valores e poder de transformação da sociedade. Nós pais, sentimo-nos gratos e tranquilos, vendo a relação afetiva que existe entre eles, muito além da relação professor e aluno – afirmou a mãe do aluno Murilo, Eliana Freiberger Freddi. 

Para a escola, o Dia das Crianças, assim como tantas outras datas, é extremamente importante. Para eles, comemorar esta data significa surpresas, passeios, brincadeiras e guloseimas, e este ano não poderia ser diferente, mesmo que de uma forma totalmente distinta. O Drive Thru da Saudade cumpriu com o seu verdadeiro propósito e despertou, ainda mais, o amor admirável entre professores e alunos. “O importante para eles neste dia, com certeza, são os presentes, mas nós queremos sempre o melhor: que tenham família, casa para morar, carinho, saúde e educação que mostre que precisamos respeitar o próximo para sermos felizes. Foi pensando nisso que fizemos essa ação, pois nada substitui o abraço, o sorriso amigável e o olhar carinhoso entre nós e eles”, finalizou a professora Vanir.