A longa batalha do deputado federal, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), 59 anos, contra o câncer está perto do fim. Depois de cinco cirurgias e um longo tratamento o deputado que está licenciado se recupera em sua residência em Porto Alegre. Mesmo quando estava com a saúde debilitada e impossibilitado de fazer longas viagens, Mendes nunca deixou de desempenhar suas atividades de parlamentar e montou em sua casa uma espécie de gabinete, sempre com o apoio de sua assessoria. A luta contra a doença iniciou em 2007.

Nos municípios de abrangência do jornal Folha, o deputado sempre foi atuante e trouxe inúmeros recursos. Em Pinheirinho do Vale, seu trabalho foi tão importante que em 2007, recebeu o título de Cidadão Pinheirinhense.

Em sua trajetória política, Mendes Ribeiro Filho já ocupou vários cargos e um dos mais importantes foi o de Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre agosto de 2011 a março de 2013. Também foi eleito cinco vezes deputado federal, foi líder do governo na Câmara Federal e deputado estadual por dois mandatos. Entre suas principais bandeiras estão o acesso à informação, a garantia da aposentadoria especial de policiais, incluindo agentes penitenciários, e dirigentes de escolas e o fim do fator previdenciário. Busca para garantir recursos para obras de infraestrutura do Estado – como a duplicação da BR-116 e as obras da RSC-471, entre outras, além de assegurar verbas para a saúde, esporte e educação.

Em entrevista exclusiva ao Folha, o deputado falou sobre sua recuperação e da vida política.

Folha - Deputado, sabemos que o senhor luta há um longo tempo contra a diversidade que lhe atingiu a saúde. Seus eleitores gostariam de saber, como está a sua saúde?

Mendes Ribeiro Filho - Com relação à minha saúde, estou em franca recuperação. Os últimos exames mostraram que a doença foi curada. Resta agora apenas o acompanhamento regular a esses casos e continuo fazendo bastante atividade física. Estou realmente muito bem. Planos futuros os farei quando tiver o consentimento dos meus médicos. Aprendi a viver o hoje, o agora.

O senhor foi um dos deputados mais bem votados em Frederico Westphalen. O que o senhor tem a dizer para seus eleitores da região, para esta eleição?

Mendes Ribeiro – Costumo dizer que eleição é coisa séria. É o momento da sociedade decidir pelo seu futuro. Toda a democracia requer responsabilidade e isso, na hora do voto, é fundamental. Sejam nos âmbitos municipal, estadual ou federal, o cidadão tem o compromisso de fazer a melhor escolha. O voto é a melhor atitude que podemos tomar. Como em qualquer atividade, existem os bons e os maus. Mas eu acredito que o único caminho de representação e de transformação da nossa sociedade é por meio da política.

O senhor permaneceu um bom período como Ministro da Agricultura. O que o senhor gostaria de ter realizado e não conseguiu concretizar?

Mendes Ribeiro - Acho que fiz o meu melhor à frente da gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi uma honra para chefiar a pasta que representa a locomotiva econômica deste país, o setor que mais cresce e que gera tantas riquezas. Graças a isso, tive a oportunidade de ajudar os produtores rurais do meu Estado e os números comprovam isso. Resolvemos gargalos de décadas e, com isso, o agronegócio pode se desenvolver ainda mais. 

No Rio Grande do Sul, seu partido PMDB terá candidato próprio ou apoiará alguma coligação?

Mendes Ribeiro - Quanto ao cenário eleitoral do Estado, o PMDB realizará em breve sua convenção. Sou um homem de partido e seguirei as decisões das bases e da Executiva Estadual.

Em nível de União, como o senhor avalia a eleição? Quem o senhor apoiará?

Mendes Ribeiro - É de conhecimento de todos que sempre apoiei a candidatura da presidenta Dilma Rousseff desde o primeiro instante. Agora não seria diferente. Além do mais, o PMDB tem o vice-presidente, Michel Temer. Ambos fizeram muito pelo Brasil e pelo Rio Grande do Sul e continuarão fazendo, tenho absoluta convicção.

Que mensagem o senhor deixa para seus eleitores?

Mendes Ribeiro - Aproveito para mandar meu forte abraço ao povo de Frederico Westphalen, que sempre me recebeu calorosamente. Nesta cidade, não tenho apenas eleitores, guardo comigo grandes amigos.

Foto: divulgação

Ana Paula Tamiozzo