Cinco de 11 estudantes homenageadas no Prêmio Meninas Olímpicas são de Frederico Westphalen: Ana Julia Nedel, Giovanna Sebben Ballen, Marcéli Melchiors, Mariana Bigolin Groff e Natalia Bigolin Groff. 

A condecoração foi entregue na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, no Memorial Legislativo. À frente da cerimônia, a procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa, Manuela d'Ávila, ressaltou que as meninas representam a esperança de um futuro melhor. "Assim como na política, menos de 10% dos alunos medalhistas são meninas, o que prova a necessidade de incentivo de participação das alunas em olimpíadas deste gênero", observou a deputada estadual, que é responsável pelo Projeto de Resolução que deu origem ao prêmio, oferecido anualmente a fim de reconhecer o esforço e a dedicação de estudantes gaúchas medalhistas em olimpíadas científicas.

Participaram do evento, professores e familiares das alunas, além da coordenadora do projeto Meninas Olímpicas, professora Nara Bigolin, que é mãe de Mariana e Natalia. "Não se nasce gênio, se torna gênio", lembrou Nara, destacando o esforço das estudantes que, ainda muito jovens, já são motivo de orgulho para a sociedade.

Ainda foram homenageadas, as estudantes Carolina Mallmann, Gabriela Sousa Voldi, Julia Salvato de Oliveira, Maitê Perla Martins, Vanessa Gonçalves de Oliveira e Vanessa Helen Soppelsa.