Natural de Seara, Santa Catarina, Sandra Mara Bortolossi, 53, é filha de agricultores e também empreendedores. Os pais, verdadeiros aventureiros, se mudaram várias vezes até encontrar o melhor lugar para estar com a família. 

Em Frederico Westphalen, a família chegou quando Sandra tinha 10 anos. O pai abriu um minimercado, passou por dificuldades financeiras e novamente precisou encontrar uma saída. Passou então a revender produtos coloniais como queijo, salame e sabão em Porto Alegre. A mãe, cozinheira de mão cheia, sempre preparava os quitutes. 

— Minha mãe sempre foi muito caprichosa. Fazia cuca caseira, bolos, doces, mas eu nunca me interessei. Ela ia para a lavanderia e pedia pra eu cuidar a carne na panela, eu deixava queimar —, conta Sandra.

Aos 19 anos, começou seu novo emprego, trabalhava durante o dia e estudava à noite. Foi nessa época que ela conheceu Paulo, seu marido. Após um tempo de namoro, engravidou. Sem abertura para conversar com os pais sobre o assunto, a gravidez foi uma surpresa também para ela. Por três meses escondeu da família. Quando souberam, o pai quis que a filha casasse. Hoje, Sandra tem três filhos, Daniel, 33, Renato, 32, e Mateus, 24.

Junto, o casal passou por diversas dificuldades até surgir a ideia de abrir um restaurante. Sandra, que nunca teve interesse pela cozinha, precisou aprender por uma questão de necessidade.

— Eu não sabia nada, meu primeiro pudim era uma pedra—, brinca Sandra, que mesmo não sabendo muito, tinha vontade de sobra para fazer o empreendimento dar certo. Sem experiência, o início foi difícil. 

Sandra morava no próprio restaurante para baratear os custos do negócio. Após ter problemas com três funcionárias que preparavam as comidas, ela precisou tomar conta da cozinha. “Eu tinha uma tata, a Helena Ramos, e fomos ela e eu para a cozinha, sem saber fazer nada. No fim, nós aprendemos juntas e ela passou sete anos comigo, cozinheira de mão cheia”, afirma. Uma das características fortes de Sandra é a determinação. Desistir nunca! 

O Sanpa

O Restaurante Sanpa é um dos mais tradicionais da cidade de Frederico Westphalen. No local, é servido diariamente almoço no horário do meio-dia, com variadas opções de pratos frios e quentes. Nos fins de semana, juntamente com o buffet, é oferecido churrasco gourmet.

 Destaque ainda para os domingos, onde é adicionado ao buffet, além do churrasco, o sushi. À noite, uma variada carta de opções, desde lanches especiais, pratos quentes e pizzas. Nas noites de quarta a sábado, sushi. Além de tudo isso, o Sanpa lançou uma marca de hambúrguers gourmet, o Tio Sam, no qual oferece um cardápio especial de hambúrgueres exclusivos, além dos tradicionais modelos norte americanos anexos ao restaurante. 

Uma novidade é que o espaço irá abrir ainda um café, que iniciará em breve suas atividades e funcionará durante a manhã e à tarde. 

Para você, ser Bella é?

Para mim, o mais importante é o que tu és. O teu caráter, a maneira que tu tratas teus pais, teus irmãos, teus semelhantes, teus clientes. São as tuas atitudes e testemunho diário. Para mim, ser Bella é isso! A perfeição não existe, mas o que é importante é você sempre procurar ser uma pessoa melhor naquilo que faz e como pessoa, a sua essência e suas atitudes.