As mudas de árvores nativas produzidas pelo Horto Florestal da Creluz localizado na Linha Tres, interior de Pinhal, já estão plantadas em várias regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil. Nesta semana o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Batalhão Marechal Enéas Galvão, de Alegrete, esteve no complexo ambiental retirando uma quantidade significativa de mudas.

Além do Exército de Alegrete, aconteceu novamente a entrega de mudas para a Cooperativa Coperlat, formada por pequenos agricultores que, em 2020, já havia sido beneficiada com 6 mil mudas que já estão plantadas em municípios como Viamão, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo, Charqueadas e Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.

Nesta semana esta mesma Cooperativa foi beneficiada com mais 5 mil mudas para dar continuidade aos seus projetos ambientais, com mais 2 mil mudas doadas ao Exército de Alegrete, somando um total de 7 mil mudas.

O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, destaca que a cooperativa é parceira de inúmeros projetos na região e no Estado, e que milhares de iniciativas ambientais são possíveis graças à produção de mudas do horto, com o aproveitamento da água da chuva e de resíduos orgânicos recolhidos nas usinas hidrelétricas de geração.

O complexo ambiental possui uma área de 22 hectares onde são produzidas mudas de mais de 50 espécies nativas, inclusive, erva-mate, com uma capacidade para produção de 400 mil mudas ao ano, contando com um meliponário com 18 espécies de abelhas nativas sem ferrão, além de uma trilha ecológica, toda essa estrutura sendo mantida através do Creviva, programa ambiental da Creluz.

*Com informações da Ascom Creluz