O café da manhã colonial, servido na coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 18, na Associação Comercial e Industrial (ACI), por integrantes da Comissão Central da Expofred 2014, foi uma pequena mostra da qualidade dos produtos da agricultura familiar. A atividade será o foco principal da Feira, que será realizada de 30 de abril a 4 maio, no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, e contará com um pavilhão exclusivo, onde haverá comercialização e mostra de produtos. A importância da atividade no município, foi explanada pela chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Vera Cansian, que apresentou dados sobre o setor no município.

Mas a principal novidade da Feira, anunciada pelo presidente do evento, Alysson Bakof, foi a realização da 1ª Consfred, em paralelo a Expofred. “Vínhamos comentando com alguns engenheiros e integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), a necessidade de fazer uma exposição na área da construção civil em Frederico Westphalen e percebemos que a Feira é um bom momento para lançar ideias como esta”, declarou. 

Conforme Bakof, a intenção é que haja um pavilhão setorial da construção civil. “A partir de hoje, oficializamos a venda de 14 espaços para esse pavilhão. A ideia é viável e pode ter continuidade. Como a Expofred ocorre a cada dois anos, a da Construção Civil pode ocorrer de ano em ano. Esse é um momento que oportuniza o contato e estímulo para essa indústria”, explicou.

Para fazer parte da 1ª Construfred, a organização da Expofred já convidou integrantes das principais construtoras, imobiliárias e meios de crédito do município, para que façam um feirão do imóvel. “Temos exemplos de feiras setoriais nesse segmento, como Erechim, que é baseada somente na construção civil”, lembrou o presidente da Expofred. 

O prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, destacou que todas as ações da Expofred estão acontecendo em seu devido tempo. A presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Simônia Gonçalves de Oliveira, ressaltou que a Expofred é da ACI e Administração e que ambas trabalham em prol da comunidade empresarial. “Na Expofred estamos trabalhando para arrecadar recursos e que também devem vir das esferas estadual e federal”, revelou Simônia.

No encontro também foi lançado o novo site da feira www.expofred.com.br, desenvolvido pela Webset Brasil, onde poderão ser coletadas todas as informações referentes à Feira.

Shows

Apesar da grande expectativa da comunidade regional em saber quais shows serão atração, a Comissão não abordou o assunto no encontro. No entanto em entrevista com integrantes da Feira, a expectativa é que em março sejam anunciadas mais informações do evento bem como a programação oficial.

Fotos: André B. Piovesan

Ana Paula Tamiozzo