Falta menos de um mês para o início da 8ª Feira do Peixe, que será realizada no trevo principal de acesso a Taquaruçu do Sul, mas a Emater/RS-Ascar, a Secretaria da Agricultura e a prefeitura e os piscicultores do município já estão se preparando para o evento que promete ser um dos maiores já realizados.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jean Carlos Manfio, a expectativa é que dez piscicultores comercializem peixes diretamente para os consumidores e outros dez que deverão vender para outros municípios. “Além de aumentar as vendas e a renda dos agricultores, a Feira do Peixe movimenta a economia do município se tornando uma fonte de renda extra, devido ao alto valor agregado ao pescado. Além disso, estimula que novos produtores rurais optem por essa atividade que vem se desenvolvendo ano a ano”, apontou.

Segundo Manfio, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza programas que subsidiam serviços para a construção de tanques e microaçudes, além de auxiliar os produtores com a aquisição de alevinos e uma rede de arrastão que é cedida aos piscicultores quando solicitado para que façam a despesca. 

Expectativa para Feira

Morador da linha Volpatto, em Taquaruçu do Sul, o agricultor Rogério Volpatto, 43 anos, trabalha há mais de 15 anos com a produção de peixes e tem, atualmente, cerca de dois hectares de lâmina d’água com cinco açudes. “Temos 12 mil tilápias, que é o filé mais pedido, e cerca de mil carpas”, calculou.

A Feira do Peixe é aguardada com ansiedade pelo piscicultor, que comercializa peixes desde a primeira edição, que foi realizada na praça central de Taquaruçu do Sul, e espera vender, durante a Quaresma, 2,5 mil quilos de filé de tilápia e, na Feira, mais mil quilos, mais carpa.

– A Feira é muito importante, porque nos dá visibilidade e é quando conseguimos vender as maiores quantidades de peixe –, avaliou.

Segundo Volpatto, esta semana iniciou o trabalho de filetagem para as vendas durante a Quaresma e na Feira do Peixe.

 

Programação

Terça-feira, 15 abril

Comercialização de peixe vivo durante o dia

15h30: abertura oficial da 8ª Feira do Peixe

20h30: show com Volnei Luis e Bochecha

22 horas: show da banda Indústria Musical

 

Quarta-feira, 16 de abril

14 horas: 12° Mostra da Terneira

14 horas: encontro de Grupos da Terceira Idade, com animação de Roque e Derli

20h30: show com Maurício e Matheo

22 horas: show com a banda Expresso

 

Quinta-feira, 17 de abril

20 horas: show com a banda Topsul e, depois, encerramento das atividades