Com objetivo de proporcionar a juventude frederiquense momentos de cultura, cidadania, com debates e reflexões sobre assuntos ligados ao dia a dia, o 1º Festival da Juventude promovido pela Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, iniciou na manhã de quarta-feira, 8 de abril, com o auditório da Escola Cardeal Roncalli lotado.

O primeiro evento do Festival foi uma palestra sobre “Crimes cyberneticos: honra, privacidade e meio ambiente digital”, ministrado por Philipe Gustavo Portela Pires, graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – campus de Frederico Westphalen e Direito pela Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen. Ele pesquisa cybercrimes há quatro anos

Aproximadamente 600 crianças e adolescentes ouviram o palestrante falar sobre os tipos de crimes virtuais, sobre as penalizações, Portela alertou o público sobre o risco de publicar arquivo, foto ou vídeo particular de outra pessoa. Ressaltou sobre as penalizações, que é crime previsto por lei. Além disso, explicou que todos os arquivos enviados, e que estejam em um celular que conecte Internet fica arquivado por mais de um ano nos bancos de dados do Google e Facebook. 

O aluno da Escola Estadual Edgar Marques de Mattos, Fabricio Machado, 14 anos disse que a palestra foi importante para não cometer crimes virtuais, pois ele não tinha conhecimento sobre o tema. “Com certeza eu vou pensar antes de enviar ou repassar fotos pelo WhatsApp”, disse o adolescente. 

O organizador do evento, Roberto Junior Torres, afirma que as expectativas de sucesso do evento foram superadas já na abertura, com a presença do público de diversas escolas. 

Um dos grandes momentos do Festival para a Cufa e toda comunidade, acontece neste sábado, 11 de abril, quando será realizada a cerimônia de doação do terreno para a construção da sede e Centro Cultural da Cufa. A unidade será construída no bairro Jardim Primavera. A solenidade acontece na Escola Edgar Marques de Mattos, às 9 horas.

 

Programação do Festival

9 de abril

20 horas – Debate na Rádio Comunitária

 

11 de abril

9 horas – Cerimonia de doação do terreno para Sede e Centro Cultural da Cufa  – Local: Escola Edgar Marques de Mattos

 

16 de abril

9 horas – Palestra com Ivanete Pereira e Rogério Fava Santos – Local: Escola Cardeal Roncalli

14 horas – Curso de Formação para professores da rede pública – Local: Escola Nossa Senhora de Fátima

20 horas – Debate na Radio Comunitária

 

17 de abril

8h30- Lançamento do Livro do escritor Rudimar dos Santos

9 horas – Palestra com Manoel Soares e Mv Bill  – Local: Escola Cardeal Roncalli

21 horas – Show Nacional de Rap com Mv Bill – Local: Praça da Matriz

 

18 de abril

14 horas – Competições de skate – Local : AMBA

14h – Competições de basquete – Local: Escola Nossa Senhora de Fátima

14 horas – Competições de futsal – Local: Praça do Núcleo 5

Sheila Wiroski