Em ação que marca o Dia Nacional de Contratação das Pessoas com Deficiência, as agências da FGTAS/Sine do Rio Grande do Sul realizam, no próximo dia 23, o Dia D, para intermediar o encaminhamento de pessoas ao mercado de trabalho. Para isso serão realizadas entrevistas exclusivas de trabalhadores com deficiência reabilitados do INSS, além de orientações profissional e previdenciária.

Empresas interessadas em contratar podem disponibilizar vagas de trabalho para o evento, por meio de contato com a agência do Sine de seu município. Já os candidatos devem comparecer ao local no dia 23, levando a Carteira de Trabalho.

A contratação de Pessoas com Deficiência está prevista na Lei de Cotas (8.213/91), implantada em 1999, pelo Decreto 3.298. A legislação estabelece a reserva de vagas de emprego, em empresas com 100 ou mais funcionários, para pessoas com deficiência ou que sofreram acidente de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitadas). As cotas variam de 2% a 5%, conforme o número de colaboradores da companhia.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone 3744-6665. *Com informações da FGTAS/Sine