Dois mil estudantes poderão participar do cursinho pré-vestibular gratuito promovido pela Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SDJH) por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do governo do Estado. O objetivo do POD é preparar os alunos egressos do ensino público para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

Os interessados em concorrer às vagas precisam comprovar baixa renda e cursar, ou ter concluído, o ensino médio em escolas públicas. Não há limite de idade para participar do curso e as vagas serão distribuídas em 28 municípios gaúchos.

Na região de abrangência do Folha, os municípios beneficiados pelo cursinho são Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, com 50 vagas em cada unidade.

As inscrições devem ser feitas no site.

Metodologia

As aulas iniciam no dia 15 de março e se estendem até o dia 26 de agosto. O curso é composto por aulas teóricas e interativas com 40 minutos de duração, cinco vezes por semana no período da noite.

Conforme possibilidade serão realizados “aulões” com divisão de alunos por áreas (exatas, humanas e biomédicas) para tratar assuntos específicos das áreas relacionados aos últimos vestibulares e Enem. Também haverá aulas de reforço em período inverso às aulas para aqueles alunos que tiverem dificuldade de aprendizado.

Natalia Nissen