A frederiquense Mariana Bigolin Groff, 14 anos, foi premiada na 21ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (21). Mariana – que ainda cursa o ensino fundamental em uma escola estadual – está entre os 20 brasileiros premiados.

Além de Mariana, outros dois gaúchos também receberam medalhas: Bryan Diniz Borck (1º ano do ensino médio) e Guilherme Goulart Kowalczuk (2º ano do ensino médio), ambos estudantes do Colégio Militar de Porto Alegre.

Olimpíada

A Olimpíada de Maio é uma competição organizada desde 1995 pela Federação Ibero-americana de Competições de Matemática (Ficom), com o objetivo de estimular e desafiar, na área da matemática, os estudantes de diversos países. No Brasil, a prova foi aplicada apenas aos alunos que foram premiados na 36ª Olimpíada Brasileira de Matemática em 2014.

No total foram avaliados mais de 250 estudantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

Laura Coutinho - insight@folhadonoroeste.com.br