A sustentabilidade pode ser definida como ações humanitárias que visam suprir as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. 

Pensando nisso, a Freeway Elétrico e Hidráulico de Frederico Westphalen firmou uma parceria com a entidade sem fins lucrativos e gestora da Logística Reversa de Lâmpadas no Brasil, a Reciclus, a fim de reduzir o descarte inadequado de resíduos, bem como, de todos os tipos de lâmpadas. 

Desde 2010, a Freeway se responsabiliza pelo recolhimento de lâmpadas. No entanto, apenas em janeiro de 2021 conseguiu firmar a parceria com a Reciclus e tornar Frederico Westphalen, um ponto de coleta. 

Sobre a Reciclus

A Reciclus surgiu a partir da assinatura da Lei PNRS e de um Acordo Setorial para a implementação do sistema de Logística Reversa de Lâmpadas que contém mercúrio em sua composição. Seu principal objetivo é melhorar a prática de hábitos de consumo sustentável e promover o aumento da reciclagem e economia circular.

A Logística Reversa de Resíduos, sob a Lei nº 12.305/2010, que prevê a redução dos impactos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos, bem como, lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio, componentes considerados altamente perigosos pela ABNT NBR.

Descarte correto 

Cuidar do meio ambiente é um compromisso de todos e a Freeway está inserida neste meio, com o intuito de amenizar os impactos ambientes. São mais de 400 municípios brasileiros que contém um ponto de coleta da Reciclus, incluindo Frederico Westphalen. 

- Todos os tipos de lâmpadas são recicláveis, em média, a sobra da lâmpada é de apenas 2%, que não é reciclável. O vidro, alumínio, mercúrio e demais materiais utilizados, são recicláveis. Além do mercúrio que existe dentro das lâmpadas, existe o fósforo, que é um componente químico extremamente tóxico, por isso sempre recomendamos que nunca se quebre as lâmpadas, pois no momento em que você inalar e estiver em contato com este pó, ele pode causar sérios problemas de saúde. Precisamos ser conscientes com o nosso meio ambiente cada vez mais -, destacou o gerente da Freeway, Valmor Melchiors.

Segundo o gerente, a Freeway recebe todos os modelos de lâmpadas, sendo com ou sem componentes químicos.

Desde janeiro de 2021, a Freeway FW destinou mais de 10 mil unidades de lâmpadas, as quais foram recolhidas e encaminhas para o descarte correto. De Frederico Westphalen, o material é transportado para Novo Hamburgo e, em seguida, destinado para a sede da Reciclus, em Timbó (SC). 

- Quem ficar com alguma dúvida, pode vir até a loja para conversamos ou ligar diretamente aqui na empresa, pois estamos disponíveis para sanar todas as dúvidas e explicar como o descarte funciona. Nosso principal pedido é para você que tem lâmpadas em casa, por favor, não as coloque no lixo, traga para a nossa loja, pois aqui faremos o descarte corretamente sem prejudicar o nosso meio ambiente e livre de contaminação -, finalizou Melchiors.

É importante destacar que toda e qualquer pessoa de Frederico Westphalen e região pode realizar o descarte correto dos resíduos na loja Freeway de FW.