A tradicional Julifest chega em sua 29ª edição em Frederico Westphalen. Com o surgimento em julho de 1992, a celebração se consagrou por meio da etnia alemã, a fim de proporcionar um evento característico e preservar as tradições germânicas.

A Julifest é um evento realizado pelo Centro Cultural 25 de Julho e simboliza a colonização alemã, que ocorreu no mês de julho. 

- É um trabalho realizado em conjunto, uma colaboração e voluntariado de todas as famílias e associados envolvidos. Ou seja, algumas ações são realizadas pela diretoria do centro, no entanto, só é possível com a colaboração de integrantes e associados que colaboram para que tudo aconteça –, frisou o presidente do Centro Cultural, Igor Senger. 

A celebração alemã é marcada com muita alegria. O festejo, busca por meio da música e da dança representar a cultura folclórica. A Julifest, desde o seu surgimento, um dos marcos importantes da celebração, sempre foram as missas celebradas em alemão pelos bispos da Catedral do município, com uma cerimônia religiosa. No entanto, com o passar do tempo a missa passou a ser uma celebração ecumênica, sem perder a essência da tradição religiosa. 

- Este ano, comemoramos a 29ª edição da Julifest e mesmo com a pandemia, não deixaremos passar em branco. Atendendo as recomendações e respeitando os cuidados que primam pelo isolamento e distanciamento social, reformulamos o formato tradicional do evento e iremos comercializar porções de um prato típico alemão -, contou o presidente. 

As porções já estão comercializadas e podem ser adquiridas com os integrantes da diretoria e componentes de danças do centro e serão distribuídas no dia 25 de julho, na sede da etnia alemã, localizada na Rua Caí, Nº 325, a partir das 11h30.

- É fundamental preservarmos os nossos hábitos e costumes germânicos, por meio da dança, música, culinária, língua e das vestimentas. Tudo isso faz parte da nossa história e dos eventos que realizamos em Frederico, e a Julifest é mais um dos nossos eventos consolidados. A etnia alemã sempre está inserida nas festividades e nos resgates culturais, somos uma das únicas etnias que preserva os seus costumes por meio das danças folclóricas. Isso nos orgulha muito e nos desafia a dar continuidade e cultivar a nossa tradição. Convidamos a todos, para celebrar conosco mais uma edição da Julifest -, finalizou Senger.

Cardápio: 

Deutsche / Português                                                                          
- Eisbein / Joelho de Porco 
- Spritz Wurst / Linguiça Fervida
- Kuchen / Cuca
- Monlock / Mandioca 
- Saure Eier/ Ovo em Conserva