A Campanha do Agasalho Pet de Frederico Westphalen têm como principal objetivo arrecadar casinhas, roupas, camas, mantas e cobertores, novos ou usados, para ajudar a aquecer os animais abrigados por ONGs e casas de acolhimento. 

A iniciativa é uma ação de caráter solidário idealizada pela agente de Desenvolvimento e Coordenadora da Sala do Empreendedor de FW, Denise Pinheiro, a qual busca constantemente defender a causa dos animais. 

- Sempre estive muito envolvida e próxima em ações voltadas para defender essa causa. Então, sempre procurei me envolver para ajudar de alguma forma, no entanto, tinha vontade de fazer algo maior, mas sempre foi muito difícil de encontrar outros parceiros. Com isso, o tempo passou, o frio foi chegando de uma forma intensa e eu vivendo em uma realidade com os meus animais com cobertinhas para mantê-los bem aquecidos, enquanto presenciava outros animais no relento, passando muito frio –, contou Denise. 

O projeto foi colocado em prática no sábado, 27 de junho, e se estenderá até o final do mês de agosto. E para quem tem interesse em doar um agasalho, uma cama ou uma casinha, a campanha conta com diversos apoiadores, os quais, também serão pontos de arrecadação: Clínica Univet, Clínica 4 Patas, S.O.S Pet, Casa dos Bichos, Pet Park Hotel, Clínica da Lu, Meu Cusco, Cotrifred Unidade Agro, Sil Pet e Berenice Criativa. 

- Eu tenho gatos e cachorros em casa e, desde que comecei a ter esse contato maior com os animais, passei a ter um amor incondicional por eles e uma visão totalmente diferente. Eu sou muito cuidadosa com os meus animais e sempre que possível, participo e ajudo algumas ONGs da cidade. Foi então que eu comecei a me organizar e planejar a campanha, esbocei todo o projeto, desenhei a logo, para então, colocar em prática as ações. E, em virtude do tempo e do frio, queria que a campanha iniciasse o mais rápido possível, respeitado as minhas limitações e condições, consegui colocar em prática no sábado, direcionando primeiramente para a arrecadação dos agasalhos -, comentou. 

Além de ser uma campanha que busca proteger os animais abrigados, também visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado e da proteção aos animais, onde cada um pode fazer a sua parte. 

- Meu objetivo inicial é ajudar as ONGs e as protetoras independentes, as quais, se reúnem para uma corrente do bem e ajudam animais abandonados ou desprotegidos, ou seja, realizam um trabalho voluntário admirável diariamente –, finalizou Denise.

Adote em FW

O projeto Adote em Frederico Westphalen é um trabalho realizado pela estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM-FW, Nina Yoo Mi Cunha Kim, 19 anos, que utiliza o quintal da sua casa para acolher animais abandonados. 

- O propósito é criar uma rede de apoio para auxiliar as divulgações e para encontrar lares seguros e conscientes para os animais, a fim de evitar maus-tratos. Para quem tem interesse em adotar, eu faço uma entrevista para ter certeza que a pessoa está apta para cuidá-lo e oferecer um novo lar aos animais -, contou Nina. 

O trabalho realizado pela estudante, busca divulgar doações e arrecadar rações, as quais serão entregues em ONGs, como AMAA e Bicho do Mato. Pensando nisso, o Adote em FW criou uma campanha, “Doe ração e receba um ensaio fotográfico”. 

Toda ajuda é bem-vinda, doe uma ração, um agasalho ou adote um amigo de quatro patas.