Com o objetivo de tentar solucionar várias questões do município pendentes em Secretarias Estaduais e pedir novos investimentos e conquistas, o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior (PP) esteve em Porto Alegre nos dias 12 e 13. Ele foi acompanhado de parte de seu secretariado, assessores e representantes de entidades.

Uma das reuniões foi realizada com o delegado da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), Sandro Luciano Caron de Moraes. O prefeito entregou ofício com moções de apoio da Associação dos Municípios da Zona de Produção (Amzop) para instalação de uma Delegacia da Polícia em Frederico Westphalen. 

Felin disse que a Polícia Federal, vai fazer um estudo técnico de viabilidade, que ainda não existe, para apresentar ao Poder Público. “Como forma de interesse oferecemos ao delegado toda estrutura necessária para a instalação do órgão, como terreno e se preciso, um prédio dentro dos padrões exigidos pela Polícia Federal”, declarou o prefeito. 

– Nosso pedido foi realizado tendo vista que a cidade de Frederico fica localizada em uma região fronteiriça, próxima com a Argentina e Santa Catarina e é a entrada do Estado. Também levamos em consideração que teríamos praticidade para realizar os serviços no órgãos e o quanto iríamos evoluir regionalmente, porque atualmente dependemos do posto de Santo Ângelo, distante cerca de 200 quilômetros do município –, explicou Felin.

Na PF, o prefeito foi acompanhado da presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Frederico Westphalen, Simônia Gonçalves de Oliveira e do secretário Municipal de Meio Ambiente, Ivan Carlos Viana.

Parque das Indústrias

Para solucionar o atraso na implantação do Parque das Indústrias, o prefeito Felin foi até a Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) para buscar entendimento e análise sobre o que foi protocolado no órgão. “Vamos trabalhar junto com a Fepam para anexar uma documentação que eles exigem, para que depois seja feita uma análise para a liberação de uma licença prévia. Até segunda-feira queremos ter essa documentação em dia, para que eles façam a análise. Fomos ao Gabinete de Investimentos do governo do Estado para que eles acompanhem o processo para tentar com urgência a liberação da licença prévia. Depois disso depende da Fepam”, explicou.

Uma das reuniões mais importantes aconteceu nesta quinta-feira, 13, na Secretaria de Meio Ambiente. O assunto é referente a liberação do licenciamento ambiental da área onde será instalado o Parque das Indústrias, lançado há cerca de seis e que ainda aguarda um parecer da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O prefeito também se reuniu com integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (SDRS) 

Saneamento Básico

O prefeito e o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ivan Carlos Viana, participaram de uma reunião na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), que regula a questão dos contratos dos municípios em relação aos serviços públicos. Conforme Felin, a pauta da conversa foi a Companhia Rio Grandense de Saneamento Básico (Corsan). “Queremos que agência fiscalize o contrato com a Corsan e determine que ela cumpra com as obrigações, principalmente do esgotamento sanitário de Frederico Westphalen, que precisa ser realizado pela Corsan. Até abril deste ano, eles vêm para Frederico conhecer a estrutura, ver o que foi feito de contrato e executado, conhecer o Plano de Saneamento de Frederico e fiscalizar, que já tem uma engenheira responsável, para poder intermediar o diálogo com a Corsan para que se possa apresentar um cronograma de investimentos no município”, declarou.

Ana Paula Tamiozzo