A aposentada Universa Melotto, 75 anos, moradora do bairro Centro, em Frederico Westphalen, há cerca de dois meses presencia no quintal de sua casa um fenômeno considerado por ela, raro. Um pé de goiabeira está produzindo frutos maiores que o de costume. 

Impressionada com o fato, a aposentada procurou a reportagem do Folha para mostrar a fruta. Para saber quanto ela pesava, Universa colocou a goiaba em uma balança e o peso impressionou: 450 gramas. 

A aposentada colheu o primeiro fruto há cerca de dois meses e ele pesava mais de meio quilo. Depois disso, o pé já produziu mais de seis frutos do mesmo porte. “Quando começaram brotar as primeiras frutas achei que não iam vingar mas elas foram de desenvolvendo e chegaram a esse tamanho”, contou.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mateus Stefanello, não é normal a produção de um fruto tão grande. “O que pode ter acontecido neste caso, é de a planta estar bem nutrida, o que proporcionou um potencial desenvolvimento dos frutos”, explicou.

O peso médio de uma goiaba normal varia em torno de 180 a 200 gramas. 

Fotos: Ana Paula Tamiozzo