Dor de garganta e nariz congestionado. A variação climática dos últimos dias tem favorecido o aparecimento de doenças respiratórias e, em especial, a gripe sazonal. Mas a saúde do corpo não precisa ficar sujeita ao clima. Especialistas afirmam que, em muitos episódios, o sistema imunológico elimina o vírus antes mesmo que ele cause sintomas. Mas para isso, é necessário manter o sistema de defesa do corpo fortalecido. 

O consumo de açúcar em excesso é um dos maiores responsáveis por baixar as defesas do corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de três colheres de sopa de açúcar por dia. Esse é um dado alarmante já que apenas uma lata de refrigerante tem o equivalente a dez colheres de chá de açúcar. Três biscoitos de chocolate recheados possuem doze colheres de sopa de açúcar. Ainda tem o ketchup, o pão e o açúcar puro, adicionado ao café. Se o cardápio diário for composto de produtos industrializados, a chance de a pessoa extrapolar na glicose é certa. 

As frutas e as verduras são insubstituíveis à saúde. Comer uma laranja, por exemplo, é melhor do que tomar vitamina C porque a laranja oferece um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonoides - ricos em antioxidantes. O alho é um antibiótico natural e fortalece o sistema imunológico. O alho cru, diluído na água e deixado em repouso por 20 minutos, libera todas as propriedades químicas responsáveis por ativar o sistema de defesa do corpo. Se o ditado avisa que é melhor prevenir do que remediar, o corpo agradece se conseguir manter a garganta e o nariz saudáveis.

Receita caseira

Especialistas advertem que se a gripe for tratada nos primeiros sintomas, há chance da virose não vingar. Alho pode não ser bom para o hálito, mas é imbatível no combate à enfermidade. A dica é: 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 limão, 2 colheres de sopa de mel. Bater tudo no liquidificador. Tomar uma colher a cada uma hora.

Gislene Goulart