A prefeitura de Frederico Westphalen emitiu, nesta quarta-feira, 23, o Alvará de Licenciamento Florestal que libera o Hospital Divina Providência (HDP) para dar início a instalação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). 

O documento especifica que o hospital deve apresentar, em até 60 dias, o plano de compensação ambiental, com cronograma, plano de manejo, entre outros critérios necessários para a implantação e manutenção da compensação florestal. Ainda de acordo com o documento emitido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de FW, a reposição florestal é obrigatória e deverá ser efetuada dentro do prazo previsto no cronograma que será apresentado pela casa hospitalar.

Em coletiva de imprensa realizada também na quarta-feira, o vice-presidente do HDP, Jaime Vitalli, afirmou que a obra já pode ser iniciada, tendo em vista que toda a estrutura já está paga. O investimento feito na estrutura é de, aproximadamente, R$ 180 mil.

– Com o primeiro carro que o empresário Leonir Balestreri nos deu, foi feito uma rifa, e com o dinheiro compramos um equipamento que está pronto. Estamos ansiosos para que isso aconteça porque precisamos melhorar. O investimento já está feito, está pago, e só dependemos dessa efetivação para realizar – frisou.

 

Oncologia e hemodiálise

O vice-presidente também atualizou a situação da ampliação do setor de hemodiálise e a construção da oncologia no hospital. De acordo com Vitalli, o Corpo de Bombeiros exigiu a instalação de uma rampa de fuga e, sem ela, o PPCI para a construção do setor não é emitido. “Não estamos conseguindo fazer a construção por conta dessa rampa de fuga. Conseguimos alocar o valor e vamos fechar esse negócio. A rampa será instalada nos fundos do hospital, para ter essa liberação do PPCI e fazermos a obra da oncologia”, declarou.

Segundo a direção, o projeto para a instalação do equipamento já está pronto e, em breve, o hospital deverá anunciar novidades para este departamento também.