A direção do Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen promoveu na manhã desta segunda-feira, 12, uma solenidade para comemorar os 74 anos de fundação da casa de saúde. Em função das medidas restritivas devido à pandemia, o ato contou apenas com alguns membros da direção, funcionários, lideranças e imprensa.

Fundada em 12 de abril de 1947, a Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade mantenedora da instituição filantrópica HDP constituiu-se como entidade civil, tendo como mentor o Monsenhor Victor Batistella. De 1973 a 1991 a casa de saúde esteve sob os cuidados das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Esse período encerrou-se com a venda para a Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, que fez contrato de concessão com a Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade.

Durante a solenidade, em sua manifestação, o presidente Jaime Vitalli ressaltou a importância da instituição:

– 74 anos é uma data muito especial, parabéns a todos que de alguma forma contribuíram para que o HDP estivesse prestando o seu papel na comunidade regional, ressaltou Vitalli, que também fez referência à atuação da UTI, desde o ano passado, sobretudo em relação à Covid-19, e à situação financeira do hospital, agravada pela pandemia.