Nós estamos antenados às tendências e para pautarmos alguns #insightsarquitetônicos para vocês, viajamos para Curitiba junto com a arquiteta e urbanista Juliana Panosso, de Frederico Westphalen, que recentemente esteve participando de um dos maiores eventos de arquitetura e decoração do país, o Casacor, esta edição, do Paraná. A Casacor Paraná comemorou sua 25ª edição com o tema Casa Viva, apresentando a casa como um organismo vivo, o universo particular das famílias, resgatando a sua convivência. A mostra homenageou o morar contemporâneo, a casa como habitat humano, o “meu universo particular”, um mini-cosmos. A casa, vista como “nossa casa, nosso clube”, é muito mais do que um espaço para receber, um espaço para interagir. Vamos lá?

#Bem-estar + conforto
As tradicionais salas de jantar e salas de visitas com sofás clássicos estão sendo esquecidas. A tendência agora são salas e ambientes menos decorativos e mais funcionais (para aproveitar os ambientes mesmo). Ambientes com sofás modulados e pufes, amplos e confortáveis, que possibilitam infinitas propostas, conforme a necessidade. Pode ser para um dia de cinema, descanso, ou para receber visitas, e até mesmo para uma reunião informal. A dica é viver a casa!
 

 

#Metal
Ele está por toda parte, seja no detalhe de um móvel ou como uma peça desenhada exclusivamente para o cliente. A versatilidade desse material proporciona o desenho de peças e detalhes exclusivos. Os metalizados garantem ao ambiente um ar de elegância e modernidade e são utilizados em decorações desde sempre. Na antiguidade, era ainda mais comum a presença de objetos metalizados para adicionar riqueza aos ambientes. Na Casacor pode-se observar eles nos lustres, no mobiliário, inclusive nas portas de armários e até em filetes na composição com porcelanato nas paredes.


 


#Vegetação + conexão com o externo
Os jardins verticais, vasos com plantas de forma geral, continuam em alta. A intenção é trazer uma conexão com a natureza, diminuindo o estresse do dia a dia, trazendo vida para o interior da casa, já que os espações estão cada vez menores e com menos jardins. Não importa o ambiente, natural ou artificial, a tendência é trazer a alegria do verde e das flores no seu espaço.
 


#Espelho com forma
Funcional e sofisticado, o item dá aquele charme especial ao decor e consegue transformar o ambiente ao multiplicar a visão do que já é bonito, prover amplitude ao espaço e embelezar ainda mais os espaços. Além da possibilidade de cores, ultimamente tem sido utilizado em diversos formatos diferentes também. O espelho redondo é o favorito ultimamente.