Jô do Carmo, jornalista, apresentadora do Programa Argumento do Jornal Folha do Noroeste e atual coordenadora regional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) será homenageada como Mulher Cidadã 2021, pela Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. 

Jogelci do Carmo Machado de Oliveira, nasceu em Dois Irmãos das Missões. É filha de Francisco Teixeira de Oliveira (in memoriam) e Orquelita Machado de Oliveira. Atualmente é Coordenadora junto à 20ª Coordenadoria Regional de Educação, é professora, jornalista e Coach.

Jogelci foi indicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, entidade que faz parte desde o ano de 2012. Nesse espaço, contribuiu como jornalista para dar ainda mais visibilidade ao trabalho do conselho, do Fórum da Mulher e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Palmeira das Missões.

A homenageada é formada em Letras pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É Pós-graduada em Língua Estrangeira pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, e Pontifícia Universidade Católica – PUC. É aluna especial do Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul -UNIJUÍ, e é Coach pela Sociedade Latina Americana de Coaching (SLAC).

“Durante a trajetória da vida aprendemos que você escolhe o que quer e a tua rotina te define, mas acima de tudo que o trabalho cooperativo, partilhado e construído a muitas mãos resulta em êxito sempre. Esse ensinamento eu fortaleci ainda mais com vocês, mulheres palmeirenses. Meu respeito, admiração e gratidão a vocês, mulheres do Conselho Municipal da Mulher de Palmeira das Missões”, enfatizou Jogelci.

Na área política, Jô foi vereadora, presidente do Legislativo e prefeita em exercício em Dois Irmãos das Missões. No Legislativo desse município, criou o projeto Troféu Mulher Cidadã, ainda atuando e apoiando projetos voltados às mulheres no município e região.

Como jornalista sempre buscou e procura dar espaço, mostrando o trabalho da mulher na política, empresas, cooperativas, sindicatos, universidades, instituições, educação, entre outros.

*Com informações da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões