A última terça-feira, 11 de agosto, foi muito importante para a justiça brasileira e, em especial, para o Poder Judiciário frederiquense. No dia em que foi comemorado o Dia do Advogado, Alejandro César Rayo Werlang, 33 anos, foi empossado como juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Frederico Westphalen. Ele trabalhava como juiz de entrância inicial na Comarca de Piratini, e foi promovido para a Comarca de Frederico Westphalen, que é de entrância intermediária. Werlang ocupa o cargo deixado pelo juiz Régis Vanzin. Na 1ª Vara, trabalhava como juiz substituto o diretor do Foro e juiz titular da 2ª Vara, Mateus da Jornada Fortes.

Acompanharam a solenidade, juízes da região, o promotor de Justiça João Pedro Togni; o prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior; o vereador Lídio Pedro Signori, representando a Câmara de Vereadores; o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcos Forchezato; o delegado de Polícia, Eduardo Ferronatto Nardi; e outras autoridades.

Segundo Fortes, a posse de Werlang como juiz titular da 1ª Vara é extremamente importante pela estruturação do Foro, que atende sete municípios e tinha apenas dois juízes. “Isso beneficia diretamente a comunidade para dar mais agilidade ao andamento dos processos. Em nome da sociedade, lhe desejo boas-vindas, Alejandro”, afirmou.

Em seu discurso, Werlang disse que ouviu falar muito bem da cidade de Frederico Westphalen e a expectativa era grande em assumir o cargo. “Esta é uma cidade que sempre caminha para frente e me senti muito bem recebido”, destacou, ao revelar que tem a magistratura como ideal de vida, e não como emprego.

– Vim para tomar decisões de forma justa e pretendo manter uma relação próxima tanto com representantes de entidade como com a comunidade –, apontou.

No final, agradeceu e pediu ao público aplausos para os pais.

Confraternização

O salão de festas da OAB de Frederico Westphalen ficou lotado durante o jantar de confraternização do Dia do Advogado na noite da última quarta-feira, 12. Segundo Forchezato, em setembro será realizado um evento que homenageará profissionais da advocacia do município.