Mais de 40 vereadores de municípios de abrangência da Associação das Câmaras de Vereadores do Médio Alto Uruguai (Acvermau) reuniram-se na manhã deste sábado, 9, na Câmara de Vereadores de Seberi para participar de palestra ministrada pelo coordenador regional do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) de Frederico Westphalen, Gerson Batistella. No encontro foram abordados, entre outros assuntos, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o papel do vereador em atuar como fiscalizador das contas públicas e sobre a razoabilidade.

Segundo Batistella, depois de ter sido implantada, em 2000, a LRF esclareceu dúvidas, trouxe direitos, além de deveres. No entanto, mostrou aos gestores aquilo que as pessoas fazem no dia a dia: gastar menos do que se recebe. "Até 2000, quando foi editada, alguns gestores recebiam a administração com dívidas e acabavam entregando a prefeitura com aquele mesmo montante e mais dívidas ainda. Mas depois destes 13 anos de implantação da LRF, a história mudou", apontou.

De acordo com o coordenador regional do TCE/RS, atualmente apenas 60 municípios gaúchos continuam com problemas em respeitar a LRF.

 

Após o evento, que faz parte da programação da Exposeb 2013, os vereadores visitaram os estandes da feira-exposição.