O mês de maio registrou um aumento significativo nos óbitos por Covid-19 no Rio Grande do Sul. Conforme levantamento realizado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) junto aos dados disponibilizados no Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, no mês passado o RS teve acréscimo de 53% nos óbitos no comparativo com a média de mortes do Estado gaúcho durante toda a pandemia. 

O mês que recentemente acabou foi o terceiro pior mês em número de mortes no Rio Grande do Sul, atingindo 2.841 óbitos, ante a uma média de mortes de 1.847. 

O mês que acabou de encerrar só não superou a quantidade de mortes dos meses de março e abril no RS. De acordo com os dados do portal de Registro Civil, ao comparar o mês de maio com março, a redução de óbitos no mês passado é de 65,7%, já entre abril e maio, o último mês registrou baixa de 35,8% nas mortes. Em números absolutos, maio registrou 2.841 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 8.272, e abril 4.424.

No comparativo entre os números deste ano com o ano passado, o aumento de mortes de maio passado foi de 948% ante ao mesmo mês de 2020. Em números absolutos, no ano passado houve o registro de 271 óbitos, com os 2.841 mortes do mês passado.