Um desconforto que surge com o formigamento e sensação de agulhas nas mãos, piorando à noite, pode ser um problema chamado síndrome do túnel do carpo.  Trata-se de uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano do canal do carpo, estrutura anatômica que dá sensibilidade para os dedos das mãos.

A dor característica da síndrome do túnel do carpo resulta da pressão no pulso e na região do nervo mediano, devido a uma inflamação, que pode ser causada por doenças como obesidade, diabetes, disfunções na tireoide, retenção de líquidos, pressão arterial alta, doenças autoimunes ou lesões no pulso, como fratura ou deslocação, por exemplo. Além disso, movimentos repetidos com a mão ou o pulso também podem levar à ocorrência desta síndrome.

– A principal causa da síndrome do túnel de carpo é a lesão por esforço repetitivo, como digitar ou tocar instrumentos musicais. Também por traumas como quedas e fraturas; ou problemas inflamatórios, como a artrite reumatoide; hormonais e medicamentosos. Tumores ainda estão entre as possíveis causas –, alerta o médico ortopedista e traumatologista Renato Zaneti, que integra a equipe da Medic Brasil de Frederico Wespthalen.

Entre os primeiros sintomas, que ocorrem, principalmente, à noite, estão a pessoa acordar com a mão formigando, seguida da sensação de dormência. “Quando o caso evolui, a pessoa perde a sensibilidade da mão e começa a deixar as coisas caírem. Por isso a importância de buscar uma avaliação médica assim que os primeiros sinais começam a surgir”, detalha o profissional.

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é dado por um médico especialista, como o ortopedista. Para isso é realizado um exame clínico e são solicitados exames como eletroneuromiografia, ultrassom ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo consiste na utilização de uma munhequeira e administração de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, para o alívio da dor e da pressão. “Pode-se recomendar ainda, a fisioterapia para complementar outros tratamentos. Nos casos em que a síndrome do túnel do carpo é provocada por doenças, é necessário tratá-las de forma correta para aliviar os sintomas”, pondera. Já a cirurgia para síndrome do túnel do carpo, normalmente, só é feita em casos mais graves, em que não é possível aliviar os sintomas com outros tratamentos.

Sintomas

- Formigamento ou sensação de picadas na mão;

- Inchaço nos dedos e/ou na mão;

- Fraqueza e dificuldade para segurar objetos;

- Dor no pulso, principalmente durante a noite;

- Dificuldade para diferenciar calor do frio.

Prevenção

- Manter as atividades manuais, como mexer no celular e tablet, sem muito excesso;

- Trabalhar sempre com o punho alinhado ao antebraço;

- Manter os hormônios em dia, se possível.

Sobre o profissional

Renato Zaneti é médico formado pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente (SP) e especializado em Ortopedia e Traumatologia no Hospital de Presidente Prudente (SP). Integra a equipe da Medic Brasil de Frederico Westphalen.