O projeto Arte, Educação e Cidadania da Escola Municipal Maria Falcon, do bairro São José em Frederico Westphalen iniciou em 1991, e nestes 30 anos estima-se que formou mais de dois mil jovens. Os vereadores que compõem a mesa-diretora da câmara, o presidente, Jorge Alan Souza, vice-presidente, Leandro Mazzutti, e o secretário, Reginaldo Ambrósio Pellegrin, levaram o projeto Diálogos até a escola, para saber mais sobre o funcionamento do projeto e também conhecer a unidade escolar.

De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Bonadiman, desde sua criação o projeto é mantido pelo município e em contrapartida os alunos fazem várias atividades para atender as demandas do município, como a elaboração de decorações e presentes. “Há vários anos o projeto é um dos responsáveis por boa parte das decorações do Frederico em Luz, da Páscoa, da Feira do Livro. Também reaproveitamos muita coisa, dando nova vida, tudo aqui no projeto”, comentou Adriana, que também destaca que o projeto já formou, inclusive, profissionais, que seguiram no ramo da marcenaria.

O presidente da câmara, salientou que a visita tinha o intuito de conhecer mais da proposta, uma vez que é demanda da comunidade e foi uma reivindicação dos vereadores feita junto ao Executivo, que escolas em turno integral e/ou atividades complementares no turno inverso sejam implemetnados, a exemplo deste projeto.

A escola
O espaço da escola como um todo recebeu reforma e readequação de alguns espaços, no entanto, os professores disseram que seria necessárias melhorias na rede de internet e se possível ampliação para que o sinal funcionasse em todas as salas de aula, possibilitando aos professores a utilização dos recursos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), como a plataforma Elefante Letrado.

*Com informações da Câmara de Vereadores de FW