O Projeto Mexa-se tem como foco principal à conscientização e a mudança dos hábitos diários, tanto de exercícios como na alimentação. E pensando nisso, o grupo que conta com diversos apoiadores, nesta edição, em especial, falaremos sobre profissionais e acadêmicos do curso de Educação Física da URI/FW, os quais participam ativamente na construção do trabalho realizado.

“Voa, mostra o motivo pelo qual faz teu coração pulsar mais forte e o porque escolhestes este curso, que visa cuidar da saúde das pessoas e dar continuidade na profissão”, exclamou Wanussy Thaiani Rigo Denes, ao começar a contar a sua trajetória pelo projeto Mexa-se.

Wanussy tem 19 anos e atualmente está cursando o 5º semestre do curso de Educação Física Bacharelado na Universidade. Sua participação diante das atividades extracurriculares iniciou já no 1º semestre do curso, com apresentação de dança no período da Expofred e aulas de ginástica laboral para professores universitários.

Já no projeto Mexa-se, Wanussy começou a atuar em março de 2019, por meio de um convite encaminhado pela coordenadora do curso, professora Claudinara Botton Dal Paz, a qual encaminhou o convite a todos os acadêmicos que tivessem interesse em agregar conhecimento durante a sua passagem acadêmica.

Tímida, receosa e com coração na mão com o novo desafio, a estudante iniciou a sua caminhada junto ao projeto."Em determinados momentos, contava com a participação de colegas do curso para desenvolver uma tarde cheia de lazer e saúde para minhas alunas. Em um determinado dia, me pego sozinha, com aproximadamente 65 mulheres, das mais variadas idades. Foi aí que fui colocada a prova! Foi preciso muito jogo de cintura, criatividade e improviso ao adaptar a aula para um número tão grande de pessoas. Em resumo, a tarde foi tão encantada, produtiva e alto astral, que aquelas horas passaram em minutos”, contou.

As atividades desenvolvidas consistem em recrear e integrar cada vez mais as participantes, fazendo com que as mesmas tenham momentos de divertimento e lazer, visando à qualidade de vida. Dentre estes, são desenvolvidos alongamentos, danças, fortalecimento muscular, caminhadas ao ar livre e atividades variadas, bem como Festa de São João e Dia do Desafio.

- Quanto acadêmica voluntária do projeto Mexa-se, percebo uma evolução muito significativa tanto pessoal como profissional, pois é colocada em prática a teoria estudada em sala de aula, tendo maior ênfase na comunicação e desenvoltura com o público, agregando conhecimento e experiências na área. É uma oportunidade que a vida te proporciona somente uma vez, mas que cabe somente a ti agarrá-la e saber utilizá-la de forma inteligente para seu crescimento pessoal e profissional. Não é só sobre ensinar as pessoas, mas sim, sobre aprender com elas! finalizou a voluntária.