Quando falamos em saúde mental, logo nos vem no pensamento que é a ausência de doenças. No entanto, somente é possível ter saúde quando há um equilíbrio físico, mental e social. Saúde mental e bem-estar são fundamentais para a nossa capacidade individual e coletiva, como seres humanos, para interagir uns com os outros e apreciar a vida.

É importante promover e desenvolver ações para oferecer melhores condições de vida e, assim, permitir às pessoas adotar e manter estilos sociais saudáveis e de bem-estar, ou seja, buscar, todos os dias, estar de bem consigo mesmo e com o próximo.

A agente de saúde Gildete de Fatima Borssa, aos 55 anos, trabalha como voluntária junto ao Mexa-se, abordando em suas conversas e palestras a temática sobre “saúde mental” e os cuidados necessários. Gildete, também é estudante do curso de psicologia da URI-FW e já trabalhou com diversas mulheres agricultoras, auxiliando-as para manter o bem-estar.

– Cada um possui seus limites diários e, entre as diversidades de emoções, é necessário ter equilíbrio psicológico para saber lidar com os novos desafios, bem como saber quando for necessário procurar ajuda em momentos difíceis ou indicar um profissional a pessoas próximas –, afirma a agente.

Ao longo da vida, todo ser humano pode ser afetado por problemas de saúde mental, podendo ser na adolescência, menopausa, com doenças crônicas, traumas, dificuldades financeiras, envelhecimento, perda de um ente querido, divórcios, desemprego e entre outros.

Ainda existe uma forte dificuldade em debater sobre assunto psicológicos. Mas é importante lembrar sobre a importância em estar sempre atento e discutir em sociedade para que mais pessoas possam tomar os devidos conhecimentos sobre como prevenir e agir quando necessário. A liberdade de falar nesse momento é muito importante, tanto com familiares e amigos, como com ajuda profissional.

Relacionando o tema abordado, o grupo Mexa-se desenvolve no município, há mais de dois anos, a valorização pela qualidade de vida. O grupo tem como objetivo, proporcionar as suas integrantes o bem-estar, cuidados com a saúde e aprimorar a recuperação dos indivíduos quanto às necessidades de cada um.

O grupo Mexa-se, como sempre, se coloca à disposição de toda a comunidade, com diversos profissionais para melhor auxiliá- los e promover a qualidade de vida.

Celular para contato: (55) 99716-1393 - Patrícia Santos